sábado, 15 de setembro de 2012

Em BH, Lacerda lidera com vantagem de 13,5 pontos

Pesquisa do Instituto MDA feita para o Estado de Minas mostra o prefeito Marcio Lacerda (PSB) à frente na disputa em BH com 44,3% das intenções de voto, contra 30,8% do ex-ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome Patrus Ananias (PT). Vanessa Portugal (PSTU) aparece com 1,5% e os demais candidatos somam 0,9%. A sondagem ocorreu nos dias 11 e 12 com 1.050 eleitores. A margem de erro é de três pontos percentuais. Há 13% de indecisos e 9,6% dispostos a votar em branco ou nulo. O levantamento indica que Lacerda teria 57,2% dos votos válidos e seria reeleito em primeiro turno, se a eleição fosse hoje

Lacerda 13,5 pontos na frente

Pesquisa MDA/Estado de Minas mostra prefeito com 44,3% das intenções de voto, contra 30,8% do segundo colocado, o petista Patrus Ananias

Isabella Souto e Juliana Cipriani

Se a eleição fosse hoje, o prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda (PSB), seria reeleito para o cargo. É o que aponta pesquisa encomendada pelo Estado de Minas ao Instituto MDA, realizada nos dias 11 e 12 deste mês com 1.050 eleitores. Conforme o levantamento, Lacerda tem hoje a dianteira com 44,3% das intenções de voto, seguido do ex-ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome Patrus Ananias (PT), escolhido por 30,8% dos entrevistados, e da professora da rede pública Vanessa Portugal (PSTU), com 1,5%. Os demais adversários somaram 0,9%. A margem de erro do levantamento é de três pontos percentuais para mais ou para menos, o que indica que a diferença entre os dois primeiros colocados pode estar entre 10,5 e 16,5 pontos percentuais. Ainda há 13% de eleitores indecisos e outros 9,6% declararam votar em branco ou nulo.

Com isso, Lacerda teria 57,2% dos votos válidos, superior ao índice necessário para que a eleição termine no primeiro turno. No levantamento espontâneo – quando não são apresentados os nomes dos candidatos – Lacerda aparece com 38,2%, 11,3 pontos percentuais acima do seu principal adversário, o petista Patrus Ananias, que recebeu a indicação de 26,9% dos entrevistados. Nesse tipo de pesquisa, o número de votos brancos, nulos e indecisos é bem superior: 33%. O registro no Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) recebeu o número MG – 00441/2012 GRÁTIS 00441/2012 .

O diretor do MDA, Marcelo Costa Souza, atribui os números da pesquisa a uma avaliação positiva da administração de Marcio Lacerda. "O eleitor que se sente satisfeito e bem atendido acaba considerando essa percepção na hora da escolha do candidato. Embora existam queixas, principalmente na área da saúde, são citadas ações nas áreas de habitação, assistência social e principalmente em infraestrutura", explicou.

Apesar de haver uma grande chance de vitória para Marcio Lacerda, o quadro não é definitivo. "Se na última semana a diferença chegar a quatro ou seis pontos percentuais, pode até mudar alguma coisa, pois o PT tem uma característica de mobilização na reta final muito grande", afirmou, lembrando que Lacerda enfrenta um candidato que já foi prefeito, é filiado a um partido forte na capital e comandou o Bolsa-Família, principal programa social do governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Embora o prefeito esteja na dianteira, o eleitorado de Patrus se mostrou um pouco mais fiel. Entre aqueles que afirmaram votar pela volta do petista à prefeitura – ele comandou Belo Horizonte entre 1993 e 1996 –, 77,7% disseram que sua escolha é definitiva, enquanto 22,3% admitem que ainda podem trocar o voto. Já entre o eleitorado do socialista, 74,6% já definiram seu voto e 25,4% podem trocar de candidato. A rejeição entre os candidatos é praticamente igual: entre os entrevistados, 32% não votariam em Lacerda, enquanto 33% negam a possibilidade de eleger Patrus. Por outro lado, Lacerda é apontado como o único nome possível de voto para 30,5% dos eleitores, bem superior a Patrus, que teve 23,8% no quesito.

REGIONAIS - Para a realização da pesquisa, o MDA dividiu Belo Horizonte em nove regiões: Barreiro, Centro-Sul, Leste, Nordeste, Noroeste, Norte, Oeste, Pampulha e Venda Nova. Marcio Lacerda lidera em oito delas, atrás de Patrus apenas na Pampulha. Lá, o petista recebeu 36,6% das indicações, contra 26,8% para o socialista. A região onde Lacerda tem maior percentual de votação é a Oeste, com 55,9% dos votos, exatamente onde o petista tem menos adesões: 22,8%. Na Região Nordeste, os candidatos estão tecnicamente empatados: Lacerda e Patrus foram indicados por 41% e 39,3%, respectivamente.

Em uma análise do eleitorado, Marcio Lacerda lidera entre homens e mulheres, em todas as faixas etárias, níveis de escolaridade e renda familiar.

Ficha técnica

A pesquisa realizada pelo Instituto MDA em parceria com o Estado de Minas ouviu 1.050 eleitores de Belo Horizonte em 11 e 12 de setembro. O levantamento tem margem de erro de 3 pontos percentuais para mais ou para menos e foi registrado no Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) sob o número MG 00441/2012 GRÁTIS 00441/2012 . O Estado de Minas não publica pesquisas encomendadas por candidatos.

FONTE: ESTADO DE MINAS

Nenhum comentário: