sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Em BH, Lacerda aposta nas parcerias

Prefeito diz que iniciativa privada pode contribuir para ampliar as Umeis. Em campanha na Pampulha, defende construção de hotéis

Bertha Maakaroun

O prefeito de Belo Horizonte e candidato à reeleição, Marcio Lacerda (PSB), defendeu ontem as parcerias público-privadas como forma de ampliar as unidades municipais de educação infantil (Umeis) na capital mineira. "Fizemos uma PPP em que o parceiro privado vai construir 30 Umeis, vai reformar duas e construir cinco escolas de ensino fundamental. É um financiamento para a construção, que será pago entre 20 e 30 anos. Ao fim desse prazo, as escolas serão 100% de propriedade da prefeitura", informou Lacerda. Segundo ele, o parceiro privado será responsável pelos serviços de manutenção da escola. "Hoje esses serviços são contratados pela Prefeitura de Belo Horizonte", justificou, considerando que esse modelo vai liberar as diretoras de cuidar de determinados aspectos da manutenção que hoje tomam o seu tempo. Lacerda observou, contudo, que a condução do ensino continuará 100% sob a responsabilidade da administração municipal.

Em campanha ontem pelo Bairro Santa Terezinha, na Região da Pampulha, o prefeito anunciou recursos do governo federal para ações no Córrego Ressaca, o que, segundo ele, beneficiará a região. "Vamos trabalhar no tratamento do canal e construir mais duas pontes. Os recursos do governo federal já estão disponíveis", garantiu. Lacerda também anunciou outro projeto para a Pampulha, com recursos da Copasa. "A Copasa está investindo R$ 120 milhões para coletar todo o esgoto que ainda cai nos córregos: 85% vêm de Contagem e 15% de BH. São 37 obras que ficarão prontas até o próximo ano", prometeu, garantindo que também será licitado o desassoreamento da Barragem da Pampulha para a retirada de 700 mil metros cúbicos de lama e de terra. "Vamos recuperar grande parte do espelho d" água e, na sequência, vamos fazer um tratamento de choque da água para que em 2014 já se possa praticar esporte náutico na barragem", afirmou.

Lacerda voltou a defender o empreendimento hoteleiro no limite da Pampula com o Bairro Ouro Preto. "O hotel é um empreendimento pequeno ao lado do Bairro Ouro Preto. Há vários prédios mais altos do que ele. E a Pampulha não tem nenhum hotel. Onde já se viu a melhor atração turística de uma grande cidade sem um hotel? Isso é um absurdo. Então esse hotel vai fazer muito bem para a Pampulha", afirmou. "Não há qualquer projeto de verticalização para a Pampulha. Sempre fomos contra e seremos contra."

Lacerda também comentou os resultados das mais recentes pesquisas de opinião pública, em que a diferença entre ele e seu principal adversário, Patrus Ananias (PT), caiu para 14 pontos percentuais. "Esse percentual em relação à candidatura dele é o mesmo de há mais de uma semana. Portanto, não é nenhuma surpresa. O que temos de fazer é continuar apresentando as nossas propostas para a população, o resultado do nosso trabalho", afirmou.

FONTE: ESTADO DE MINAS

Nenhum comentário: