quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Em BH, Ibope: Lacerda alcança 44% e Patrus 30%

Segundo Ibope, petista alcança 30% das intenções, contra 44% do líder

Amanda Almeida

BELO HORIZONTE - O ex-ministro Patrus Ananias (PT) cresceu sete pontos percentuais, segundo pesquisa Ibope divulgada ontem, e se aproximou do prefeito Marcio Lacerda (PSB) na disputa pela prefeitura de Belo Horizonte. Em relação ao último levantamento, o candidato à reeleição perdeu dois pontos percentuais, dentro da margem de erro, mas segue na dianteira, com 44% das intenções de voto. Já o petista aparece com a preferência de 30% dos eleitores.

É a terceira pesquisa Ibope sobre a corrida à prefeitura de BH. A diferença entre os dois candidatos permaneceu praticamente estável entre o primeiro e o segundo levantamento. Feitas em 3 e 16 de agosto, as pesquisas mostravam Lacerda na frente de Patrus com 22 e 23 pontos a mais, respectivamente. Entre o atual levantamento e o anterior, a diferença caiu para 14 pontos.

O resultado sai num momento de acirramento, com participação crescente dos principais padrinhos dos dois candidatos. No comício de Patrus, o ex-presidente Lula disse que Lacerda "tem dificuldades para sorrir". E disparou críticas também ao governador Antonio Anastasia (PSDB), dizendo que se o tucano pudesse falaria que o estado está quebrado.

As declarações foram rebatidas pelo senador Aécio Neves (PSDB), que usou o mensalão para criticar o PT. Citando a condenação de um ex-dirigente do Banco do Brasil pelo STF, Aécio disse que o PT tem dificuldades de separar o público e privado, usando "empresas públicas" em seu benefício.

Dirigentes do PT avaliam que o crescimento de Patrus já é resultado do início da campanha na TV, e do eventual peso da presença de Lula. Já apoiadores de Lacerda dizem que o crescimento do petista já era esperado e apostam na estabilização do petista.

Maria da Consolação (PSOL) e Vanessa Portugal (PSTU) obtiveram, cada uma, 1% das intenções de voto. Os outros três candidatos não pontuaram. Votos brancos e nulos têm 11%. Já 13% dos entrevistados responderam que ainda não sabem em quem vão votar. Lacerda e Patrus tiveram praticamente a mesma rejeição: 20% e 19%, respectivamente. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG) com o número 345/2012. Foram ouvidos 805 eleitores, entre os dias 2 e 4 de setembro.

FONTE: O GLOBO

Nenhum comentário: