quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Campos: "Recife não é quintal de São Paulo"

Em comício, presidente do PSB afirma que "Recife não é quintal de São Paulo", numa crítica à candidatura petista

Governador enfatiza a independência do PSB nas eleições deste ano, mas nega rompimento com o ex-presidente

O governador de Pernambuco e presidente nacional do PSB, Eduardo Campos, disse ontem que nunca se distanciou do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Horas antes, porém, Campos afirmara, em discurso de campanha, que "Recife não é quintal de São Paulo" -referindo-se à escolha do senador Humberto Costa como candidato do PT em Recife.

A afirmação de Campos sobre Lula foi feita ao ser questionado se sua participação na campanha do ex-ministro Fernando Haddad (PT), no próximo dia 16, em São Paulo, serviria para reaproximá-lo do ex-presidente.

"Só se reaproxima de quem se distancia. Nunca me distanciei do presidente Lula. Tem gente que gostaria que isso acontecesse, mas da minha parte nunca ocorreu."

As declarações expõem as nuances do discurso de Campos. Com o seu candidato a prefeito de Recife, Geraldo Júlio (PSB), ele reforça o tom de independência adotado pelo partido há três meses.

Já ao comentar o cenário nacional, diz que o rompimento entre PT e PSB em capitais como Belo Horizonte, Fortaleza e Recife não interfere na aliança entre os partidos no plano federal.

Em discurso anteontem, ao lado de Geraldo Júlio, por exemplo, Campos falava sobre a tradição das lutas libertárias do povo pernambucano quando disse que "Recife não é quintal de São Paulo".

"Recife sabe para onde quer ir", afirmou em seguida, referindo-se ao processo que levou o PSB a romper a aliança com o PT na cidade: a escolha do candidato petista, Humberto Costa, imposto pela cúpula nacional da legenda, baseada em São Paulo.

O governador alegou à época que o processo desgastou o PT, levando o partido a perder as condições de liderar a sucessão municipal. A sigla administra Recife há 12 anos.

Ao mesmo tempo, Campos, cotado para Presidência, diz apoiar a reeleição da presidente Dilma Rousseff. Também afirmou ontem estar "à disposição", se Haddad quiser, para gravar depoimentos para o petista em São Paulo -o PSB integra a coligação do PT na capital paulista.

FONTE: JORNAL DO COMMERCIO (PE)

Nenhum comentário: