quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Atuação de Lula na campanha de Haddad perde força


Especialistas atribuem saída de cena a ataques de Serra que o associam ao mensalão

SÃO PAULO Principal cabo eleitoral do candidato petista a prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, o ex-presidente Lula recuou do front da campanha nas últimas semanas, acuado pelos ataques dos adversários que o ligam ao mensalão, em julgamento no Supremo Tribunal Federal. Lula deixou a cena do programa de TV e reduziu sua participação no horário eleitoral no rádio, onde atuava como apresentador e DJ.

- O mensalão é um golpe forte. Foi estratégico Lula dar uma saída de cena na campanha de Haddad, no momento em que ele foi citado em declarações do empresário Marcos Valério como chefe do esquema do mensalão. Lula neste momento está mais atrapalhando Haddad do que ajudando porque carrega o ônus do mensalão - avalia o cientista político David Fleischer, da Universidade de Brasília (UnB).

Visita ao México afastou Lula, diz PT

O cientista político da UnB pondera, entretanto, que Lula teve papel decisivo no começo da campanha, ao alavancar a figura de Haddad, um candidato praticamente desconhecido do eleitor paulistano.

Já o cientista político Cláudio Couto (FGV) avalia que os marqueteiros de Haddad "podem ter chegado à conclusão de que este é o momento para Lula não aparecer tanto".

- Talvez Lula vá sair destas eleições menor do que se pensava que ele fosse. Temos de considerar que um ex-presidente ou presidente não "faz" um prefeito. Ele faz um sucessor, mas não um prefeito.

Os petistas justificaram a ausência de Lula nos últimos dias por causa de sua viagem ao México, para uma palestra. Desde que voltou ao Brasil, o ex-presidente participou de comícios pelo ABC, berço do PT. Segundo a assessoria de Lula, ele já voltou a gravar para o programa eleitoral de Haddad, mas não se sabe quando as participações serão usadas.

- Ele está gravando o programa e está tendo todo o empenho. Nada do que pedimos ao ex-presidente ele deixou de fazer - disse Haddad ontem, durante visita à Zona Leste da capital.

Fonte: O Globo

Nenhum comentário: