sexta-feira, 24 de agosto de 2012

SP terá quatro na briga, diz especialista do Ibope

SÃO PAULO - As primeiras avaliações do impacto da estreia do horário eleitoral gratuito mostram que a corrida pela Prefeitura de São Paulo pode ser ainda mais acirrada do que se imaginava. De acordo com o diretor de negócios do Ibope Inteligência, Hélio Gastaldi, a tendência é que a disputa fique embolada entre os quatro principais candidatos.

Gastaldi prevê que haja uma subida de Fernando Haddad (PT), mas também de Gabriel Chalita (PMDB), que encostariam nos dois primeiros colocados, Celso Russomanno (PRB) e José Serra (PSDB).

"O Chalita também tende a subir", afirma Gastaldi, que se diz baseado em um acompanhamento, que inclui pesquisa qualitativa encomendada por um dos concorrentes. A pesquisa aferiu a receptividade de quatro grupos de eleitores - divididos por sexo e perfil socioeconômico - ao primeiro programa eleitoral, exibido anteontem.

Sua avaliação é que, apesar do pouco tempo de TV (7% dos 30 minutos), Russomanno vai cair, mas não tanto. "Dois minutos já é suficiente para passar a mensagem, vai depender dele. As pesquisas mostram que ele está relativamente consolidado", aponta.

Neste cenário, Haddad subiria bastante, não só pelo tempo de TV, mas pela presença do ex-presidente Lula e da militância do partido, e Serra perderia um pouco. "Os quatro candidatos ficariam com pouco mais ou menos de 20% cada", afirma o especialista, mesmo reconhecendo a raridade de uma disputa próxima entre tantos concorrentes. (CK)

FONTE: VALOR ECONÔMICO

Nenhum comentário: