terça-feira, 14 de agosto de 2012

Oposição no ataque

Leandro Kleber

A crítica feita ontem pelo advogado do ex-deputado Roberto Jefferson, Luiz Francisco Barbosa, ao procurador-geral da República, Roberto Gurgel, de que ele errou ao não incluir o ex-presidente Lula na denúncia do mensalão, ganhou voz na oposição. A avaliação entre os senadores Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) e Alvaro Dias (PSDB-PR) é de que o petista tinha conhecimento a respeito do suposto esquema de pagamento de políticos em troca de apoio no Congresso.

"Era um fato visível à época e que foi ignorado por muitos. Não tenho nenhuma dúvida de que o presidente sabia de tudo e não tomou providência, o que configura prevaricação", afirma Dias, líder tucano no Senado. Segundo ele, porém, a manifestação da defesa de Jefferson chega com atraso ao julgamento, apesar de haver razões para tal. "Na CPI dos Correios, fiz votos em separado que incluíam o ex-presidente (no documento) e sugeriam o seu impeachment. Houve um equívoco histórico da oposição ao não tentar incluir o presidente Lula no processo", avalia.

Para o senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP), a acusação do advogado de Jefferson contra o ex-presidente Lula é "da mais alta gravidade", apesar de não considerá-la inédita. "O próprio Roberto Jefferson já havia dito isso no auge do escândalo. Mas seria importante que a defesa e o próprio deputado apresentassem elementos materiais que indicam isso, que ligam o ex-presidente à autoria (do crime)", acredita.

De acordo com Randolfe, a Procuradoria Geral da República aponta elementos contundentes na denúncia oferecida ao Supremo de que existiu o mensalão no governo Lula. "Acho pouco provável que o ex-presidente não soubesse disso. Eram muitas as autoridades que tinham conhecimento sobre o assunto", avalia.

FONTE: CORREIO BRAZILIENSE

Nenhum comentário: