sábado, 4 de agosto de 2012

Ibope: ACM Neto tem 40%; Pelegrino, 13%, e Kertész, 8%

A primeira pesquisa estimulada oficial sobre a sucessão em Salvador, realizada pelo Instituto Ibope e divulgada nesra sexta-feira, 3, aponta o candidato ACM Neto (DEM) largando na frente com 40% das intenções de voto, seguido de Nelson Pelegrino (PT) com 13% e Mário Kertész (PMDB) com 8%. Embora o nome de ACM Neto fosse previsto na liderança, a surpresa foi a ultrapassagem em 10 pontos percentuais dos históricos 30% de votos carlistas na capital.

O evangélico Bispo Marinho (PRB) teve 6% das intenções de voto, Da Luz (PRTB) 1% e o Hamilton Assis (PSOL) não pontuou. Para o professor da Ufba, especialista em ciência política, Joviniano Neto, no "retrato do momento", batido antes do início do horário eleitoral gratuito – quando a população efetivamente começa a pensar em política e a refletir sobre a quem dará seu voto – quem sai na frente são os nomes mais conhecidos ou com votos já consolidados em grupos sociais.

O professor reconhece que Neto obteve índice além do esperado e que tanto Pelegrino quanto Kertész tiveram resultado abaixo da expectativa que circulava no meio político. Já Bispo Marinho teve bom desempenho, colando no candidato peemedebista. O cenário, porém, frisou, pode mudar com a campanha no rádio e TV. “Neto e Kertész já estão com o nome na rua há muito tempo”, diz salientando que, por ter lançado a chapa há menos tempo, “Pelegrino, para a população de um modo geral, começa a parecer como candidato agora, o que mostra que ele pode crescer”.

Ibope mostra baixa avaliação dos governos de João e Wagner

O professor acredita que Neto pode ter sido beneficiado pelo desgaste do governo com a greve. “Há desgaste nos governos estadual e municipal e Neto é visto como oposição”, pontua. “Para Pelegrino, a aposta é na estrutura de campanha (candidatos a vereador) e Lula e Dilma. E Kertész deve manter-se na imagem que criou como tribuno da justiça”.

Rejeição - “Não vamos considerar isso o resultado da eleição. É uma fotografia do momento e deve ser encarado com naturalidade. Vamos continuar trabalhando”, avaliou o presidente estadual do DEM, José Carlos Aleluia.

Já Jonas Paulo, presidente do PT, disse que o resultado é “natural” nesse momento, “mais ou menos dentro do que esperávamos” Jonas citou o patamar alcançado por Neto, mas lembrou que “na outra eleição ele saiu na frente e não chegou nem ao segundo turno”.

A reportagem não conseguiu falar com o presidente estadual do DEM, Lúcio Vieira Lima. Mas, segundo nota da assessoria de Mário Kertész, o peemedebista comemorou o resultado por considerar que ele foi o candidato que mais cresceu em relação às sondagens anteriores, ainda que oficiosas.

A pesquisa do Ibope avaliou, ainda, a rejeição dos candidatos. Questionados sobre em quem não votariam de jeito nenhum, Da Luz foi citado por 39% dos entrevistados, seguido de Pelegrino com 33%. Já 27% dos eleitores não votariam em ACM Neto e 26% não dariam seu voto a Kertész ou a Hamilton Assis.

Márcio Marinho teve a rejeição de 24% das pessoas. Um total de 7% de entrevistados não rejeitariam nenhum candidato e 10% não sabem ou não souberam responder.

FONTE: A TARDE (BA)

Nenhum comentário: