quarta-feira, 15 de agosto de 2012

FH: ‘O risco é de criarmos racismo no Brasil’

Ex-presidente defende medidas compensatórias para alunos pobres

Leonardo Guandeline

SÃO PAULO - O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso criticou ontem, em São Paulo, durante o Seminário Internacional em Busca da Excelência, promovido pela Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), a atual política de cotas raciais para alunos do ensino superior.

O ex-presidente apoia "mecanismos compensatórios" para a população de baixa renda ter acesso à universidade.

Aos empresários, FH defendeu ainda a criação de uma agência reguladora para a educação pública, sem inteferência política, além de um modelo de gestão empresarial no ensino público.

— Sempre fui favorável a mecanismos compensatórios.
A cota é mais complicada.

Nós vamos valorizar o conceito de raça? O risco é de criarmos racismo no Brasil.

É obvio que a população negra tem a pior situação.

Fiz minha tese de doutorado sobre isso, sobre os negros no Rio Grande do Sul — disse.

Fernando Henrique defende, por exemplo, o aumento do percentual de vagas destinadas aos alunos de baixa renda, sem distinção de raça.

E salientou que foi pego de "surpresa" pela decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que, em maio deste ano, declarou a constitucionalidade do sistema de cotas raciais.

CRÍTICAS À GESTÃO DO MEC

Durante o seminário, Fernando Henrique também defendeu a parceria entre governos e empresas para ajustar a gestão das universidades.

Segundo FH, os gestores deveriam ser administradores, não professores.

Ele também acredita que os alunos devem permanecer por períodos mais longos dentro da escola, apesar de reconhecer a dificuldade de implementação do ensino em tempo integral.

— Se você não tem apoio da família, sou a favor da permanência na escola por mais tempo, mas os professores terão de ser qualificados.

Isso custa caro e é feito a longo prazo. A evasão dos alunos se dava por falta de recursos no passado. Agora, se dá por desinteresse — declarou o ex-presidente.

Ao defender a criação de uma agência reguladora para o ensino público, o tucano aproveitou para criticar "disputas ideológicas" na atual gestão do MEC, comandado, até janeiro, pelo candidato do PT ao governo de São Paulo, Fernando Haddad.

E ironizou a falta de embates dessa natureza durante seu governo: — Eu tive sorte que meu partido (PSDB) era fraco, não tinha poder para me chatear — afirmou.

FONTE: O GLOBO

Um comentário:

Anônimo disse...

Tire o seu racismo do caminho, que eu quero passar com a minha cor. ( do livro Desaforismos de Georges Najjar Jr )