domingo, 19 de agosto de 2012

Estilo Dilma de governar diz a que veio

Trato com a base aliada, diálogo com a iniciativa privada, apreço pela meritocracia e pragmatismo econômico são exemplos de que a presidente não é uma mera continuadora da gestão Lula

Essa moça está diferente ...

Dilma se distancia cada vez mais do jeito Lula de governar. Exemplos recentes não faltam, como a relação com o funcionalismo, a forma de lidar com o Congresso e a ocupação de cargos por aliados políticos

Paulo de Tarso Lyra

A presidente Dilma Rousseff está cada vez mais à vontade na cadeira presidencial para imprimir um ritmo próprio no governo, escapando da asa de seu mentor político, Luiz Inácio Lula da Silva, e da vigília ideológica de seu partido, o PT. O pacote de concessões de estradas e ferrovias anunciado na semana que passou é apenas um dos exemplos do distanciamento gerencial imposto pela presidente em relação ao seu antecessor. "Sentou naquela cadeira, é prestar contas para a sociedade, não para o PT ou para Lula", disse ao Correio um petista que integra a ala dilmista.

Não são poucos os pontos de divergências entre ambos. Cercada por ruidosos sindicalistas que comandam a maior greve do funcionalismo público em muitos anos, Dilma demonstra pouca paciência para uma conversa com os representantes dos trabalhadores, algo que sempre dava prazer em Lula, ele próprio oriundo desse meio. "Se dependesse da presidente, ela não daria reajuste para ninguém. Na cabeça dela, servidor público tem que ser premiado pela meritocracia, não por regras anacrônicas como tempo de serviço e aposentadoria integral", declarou um interlocutor da presidente.

Dilma tampouco vê problemas em estender as mãos para a iniciativa privada fazer investimentos nas áreas em que o governo federal está engessado. Quando ela lançou o plano de concessão para os aeroportos, no ano passado, petistas e sindicalistas chiaram, mas afirmavam que ela estava "sob a influência maléfica de Antonio Palocci", considerado o mais neoliberal e patrimonialista dos petistas.

Transportes. Palocci já é passado, e Dilma amplia as concessões para portos e rodovias, um ano e um mês depois do escândalo que defenestrou a cúpula do Ministério dos Transportes, reforçando que o ex-todo-poderoso chefe da Casa Civil apenas cumpria ordem de uma planilha gerencial. "É natural que essas atitudes provoquem enfrentamentos no partido e nos antigos parceiros de Lula", completou um aliado da presidente.

O ciúme existe. A começar pelo fato de tanto Lula quanto uma ala importante no PT jamais abandonar a possibilidade de o ex-presidente candidatar-se em 2014 para um novo mandato. Na semana que passou, a ex-primeira-dama Marisa Letícia descartou essa hipótese, afirmando que a vida pós-Planalto vai muito bem, obrigada. "Há alguns meses, ele falou brincando que, se a Dilma não quisesse, ele sairia, mas foi uma brincadeira. Dilma é quem deve disputar a reeleição", afirmou Dona Marisa, em entrevista ao jornal ABCD Maior, de São Bernardo do Campo (SP).

É preciso, antes, avisar a incautos filiados à legenda. "Eu não sei se a Dilma será candidata ou não. Se ela estiver mal nas pesquisas de intenção de voto em 2014, Lula passa a ser a nossa esperança para continuarmos no governo federal", afirmou ao Correio um parlamentar com certo grau de influência no PT e que jamais escondeu preferir Lula a Dilma. "Ela é muito mais estatizante que o Lula. Acabou de criar uma estatal para o trem-bala e outra para administrar as ferrovias e rodovias e todos estão louvando-a como alguém que pretende fazer parcerias com o setor privado", reclamou, enciumado.

Congresso. Habilidosa, Dilma não rompeu politicamente com Lula. Segundo relato de ministros próximos a ela, os dois ainda se falam praticamente dia sim, dia não. A presidente segue consultando-o nos momentos delicados, especialmente nas relações com os aliados no Congresso. Lula, contudo, por mais de uma vez, teve que defender o direito da presidente de tomar as atitudes que lhe aprouver.

Na primeira vez foi a crise com o Congresso que culminou com as substituições de Romero Jucá (PMDB-RR) e Cândido Vaccarezza (PT-SP), respectivamente, das lideranças do governo no Senado e na Câmara. Lula avisou que agiria diferente, mas não se envolveu. Na última semana, teve que vir a público defender o rompimento da presidente com as centrais sindicais. Afirmou que era importante negociar, mas lembrou que algumas categorias tinham recebido reajustes generosos ao longo dos oito anos de mandato em que esteve no Planalto.

Dilma teve habilidade para não começar se impondo. Gerente dura, mas neófita na política, ouviu críticas de que seu primeiro ministério, anunciado no final de 2010, era fraco, com muitos nomes repetidos da gestão Lula. Ancorava-se no discurso do governo de continuidade para justificar as escolhas, algo que não convenceu pessoas próximas a ela. "Os dois primeiros anos de governo terão uma gestão Dilma-Lula. A partir daí, teremos um governo Dilma puro", explicou um petista afinado com a presidente.

Vencida essa etapa, ela começa a preparar-se para 2014. Do ponto de vista administrativo, cercou-se de um núcleo duro composto por Bernardo Figueiredo, indicado para presidir a nova estatal criada para planejar e comandar os investimentos do setor de logística; Nelson Barbosa, secretário-executivo da Fazenda; e Nelson Hubner, presidente da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Do lado político, escolheu um núcleo duro composto por cinco ministros: Fernando Pimentel (Indústria e Comércio); Gleisi Hoffmann (Casa Civil); Paulo Bernardo (Comunicações); Aloizio Mercadante (Educação); e Alexandre Padilha (Saúde). Ocasionalmente, Gilberto Carvalho (Secretaria-Geral) é agregado ao grupo.

Dilma definiu as marcas de sua gestão. Combate à pobreza — herdada de Lula mas aprofundada com o Brasil Carinhoso; defesa dos direitos do cidadão, refletido na pressão pela redução dos juros e por um serviço de qualidade na telefonia; e intransigência diante dos chamados malfeitos, que inclui desde relações políticas a contatos com setores da iniciativa privada, como a CBF. Tudo para ter o que mostrar daqui a dois anos. "Dilma é candidatíssima à reeleição, não tem outra opção", garantiu um integrante do primeiro escalão.

FONTE: CORREIO BRAZILIENSE

Nenhum comentário: