sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Em S. Paulo, Russomanno vence Haddad até entre os adeptos do PT

Candidato do PRB alcança 33% no grupo dos petistas; Haddad tem 21%

Segundo o Datafolha, só 17% dos simpatizantes do PT em São Paulo conhecem muito bem o candidato do partido

Ricardo Mendonça

O candidato do PRB à Prefeitura de São Paulo, Celso Russomanno, faz mais sucesso entre os eleitores petistas do que o próprio petista Fernando Haddad.

Dados secundários do Datafolha mostram que Russomanno tem 33% dos votos no grupo dos que dizem ser simpatizantes do PT. No mesmo universo (24% dos eleitores), Haddad tem 21%.

E não é só Russomanno que "rouba" petistas de Haddad. José Serra (PSDB) tem 13% entre os admiradores do PT. Gabriel Chalita (PMDB), Paulinho (PDT) e Soninha (PPS) têm 6% cada. E 8% não sabem em quem votar.

O comportamento dos simpatizantes do PSDB (8% dos eleitores) indica o potencial de subida de Haddad no petismo: 76% dos tucanos preferem Serra. Entre eles, Russomanno tem apenas 7%.

Esses dados mostram a dificuldade que Haddad encontrou até aqui para tornar-se conhecido. Enquanto Serra é conhecido por quase 100% do eleitorado (70% o conhecem muito bem), Haddad é de alguma forma conhecido por 64%. Mas só 13% dizem conhecê-lo muito bem.

Mesmo entre petistas a taxa de conhecimento de Haddad é baixa. Só 17% deles o conhecem muito bem. Outros 52% dizem conhecê-lo pouco ou só de ouvir falar. E 31% dos petistas simplesmente não conhecem Haddad.

Outro modo curioso de ver como está agindo o eleitor petista é dissecando o perfil dos eleitores de Russomanno, que lidera a disputa com 31%, tecnicamente empatado com os 27% de Serra (a margem de erro é de três pontos).

No grupo dos "mannos", expressão usada nas campanhas para designar esses eleitores, 54% não tem simpatia por partido algum, taxa considerada normal. Mas 26% são simpatizantes do PT.

Quantos desses acham que Russomanno é petista? Se alguém fez essa pesquisa, preferiu não divulgá-la.

FONTE: FOLHA DE S. PAULO

Nenhum comentário: