quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Em Recife, reencontro de Jarbas e Eduardo no palanque

Governador e senador voltam a ocupar o mesmo palanque, após 22 anos. Será no próximo sábado, durante a inauguração do comitê do filho do peemedebista, Jarbas Filho

Sheila Borges

Após 22 anos, o senador Jarbas Vasconcelos (PMDB) e o governador Eduardo Campos (PSB) sobem em um mesmo palanque numa campanha eleitoral. Será no sábado (4), quando participam da inauguração do comitê do filho do senador, Jarbas Filho (PMDB), que disputa uma cadeira na Câmara do Recife enfrentando o desafio de dar continuidade ao legado do pai. O ato é emblemático porque a carreira política de Jarbas foi forjada no Recife, cidade que gerenciou duas vezes. Para que o filho obtenha uma vitória expressiva, o senador conta com o apoio do neto de seu ex-adversário político, o governador Miguel Arraes, falecido em 2005. Isso porque o PMDB estava na oposição e com dificuldade para eleger mais de um vereador – André Ferreira trabalha para renovar o mandato.

Eduardo ajudará Jarbas a colocar o seu filho na política, uma vez que tem registrado altos índices de popularidade no Recife. Em contrapartida, Jarbas apoiará Eduardo em seu projeto político maior: chegar à Presidência da República. Por tudo isso, é grande a expectativa para os discursos dos dois líderes, reconhecidamente bons oradores.

Em função desse clima, a inauguração do comitê de Jarbinhas, como é conhecido, ganha ares de festa de majoritário. Muitos políticos da Frente Popular devem prestigiar o evento, que ainda marcará o retorno do senador ao cenário político de Pernambuco após se recuperar de uma cirurgia cardíaca. Além de Jarbas e Eduardo, discursam no ato Jarbinhas e o candidato a prefeito do PSB, Geraldo Julio.

No evento, Geraldo conversará com Jarbas para acertar a participação dele na sua campanha. Nos bastidores, comenta-se que o primeiro ato do peemedebista será uma caminhada com o prefeiturável pelas ruas do Centro do Recife, mas isso só deve ocorrer na segunda quinzena de agosto.

Jarbas e Eduardo se reaproximaram oficialmente este ano, depois de o PMDB desistir de lançar o deputado federal Raul Henry à PCR, mas eles já vinham conversando desde o final do ano passado. Jarbas e Eduardo começaram a se afastar depois da eleição de 1990. Naquele ano, o peemedebista perdeu a cadeira de governador para Joaquim Francisco, então PFL, e debitou parte da derrota à falta de empenho do avô de Eduardo. Na ocasião, Arraes se elegeu deputado federal e, com uma consagradora votação, levou consigo outros políticos do PSB para a Câmara Federal. Em 1992, na eleição para a Prefeitura do Recife, veio o rompimento definitivo. Os dois entraram na disputa após Jarbas negar a vice a Eduardo. Com isso, o socialista decidiu entrar no páreo.

Caminhada

Ontem, por uma hora e meia, Geraldo Julio percorreu as ruas da comunidade do Sítio do Cardoso, na Caxangá. Ouviu dos moradores as principais queixas: saneamento e título de posse da terra para 1.782 famílias. Iolanda Passos, 16 anos, entregou carta ao candidato pedindo o combate ao tráfico de drogas na área.

FONTE: JORNAL DO COMMERCIO (PE)

Nenhum comentário: