sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Em Recife, Humberto lidera e Geraldo é segundo

Terceira rodada da pesquisa JC/Instituto Maurício de Nassau mostra socialista à frente de Mendonça pela primeira vez na campanha

Humberto mantém liderança e Geraldo passa Mendonça

Na 3ª pesquisa JC/IPMN, socialista sobe oito pontos e toma o segundo lugar do candidato do DEM. Daniel aparece em quarto

Após um mês e meio de campanha, o candidato do PSB à Prefeitura do Recife, ex-secretário Geraldo Julio, ultrapassou o concorrente do DEM, o deputado federal Mendonça Filho, e começa a se consolidar na segunda posição. Geraldo, no entanto, permanece atrás do candidato do PT, o senador Humberto Costa. Os resultados foram aferidos na terceira rodada da pesquisa Jornal do Commercio/Instituto de Pesquisa Maurício de Nassau, que ouviu 1.080 eleitores da capital nos dias 20 e 21 deste mês, exatamente o período que antecedeu a estreia dos programas eleitorais gratuitos na televisão e no rádio. De acordo com o levantamento, o socialista ampliou o índice de 14,4% obtido na rodada anterior – realizada nos dias 6 e 7 deste mês e publicada no dia 10 – para 22,2% na desta semana. Um crescimento de quase oito pontos percentuais.

Em contrapartida, o líder da disputa, Humberto Costa, oscilou negativamente, caindo de 32,5% para 31,1%. Mendonça Filho também sofreu uma pequena queda, de quase dois pontos percentuais, passando de 17% para 15,1%. Entre os quatro principais candidatos, quem menos oscilou nos índices de preferência eleitoral foi o deputado estadual Daniel Coelho, candidato do PSDB. No começo de agosto ele estava com 5,5%, e agora aparece com 5,7%. No entanto, tanto as quedas do petista e do democrata como a ligeira ascensão do tucano estão dentro da margem de erro da pesquisa, de três pontos percentuais para mais ou para menos.

No segundo pelotão de concorrentes, o único que obteve crescimento foi Esteves Jacinto, do PRTB – cuja candidatura foi impugnada em segunda instância pelo Tribunal Regional Eleitoral na última quarta-feira. Na pesquisa do início do mês ele aparecia com 1,1% das intenções de voto, e agora subiu para 2,1%. Edna Costa (PPL), Jair Pedro (PSTU) e Roberto Numeriano (PCB) não atingiram juntos, nesta rodada, índices maiores que um ponto percentual. Na amostragem anterior, Edna obteve 0,8%, Numeriano ficou com 0,2% e Jair Pedro, 0,1%.

O atual levantamento apurou um decréscimo significativo no número de eleitores que pretendem votar em branco ou anular o voto, indicando que eles já começam a se definir. No início de agosto eram 19,2%, contra 15,2% do momento atual. Da mesma forma, 9,3% dos entrevistados na pesquisa anterior não souberam ou não quiseram responder em quem votariam. Agora, são 7,9%.

Espontânea

Na pesquisa espontânea – quando o eleitor é indagado sobre o candidato de sua preferência sem receber o auxílio de uma lista – Geraldo Julio também apresentou crescimento maior do que os demais concorrentes citados pelos entrevistados. Estreante na política, na amostragem anterior o socialista havia recebido 12% das citações ao seu nome, e agora aparece com 19,9%. Um sinal de que se tornou um pouco mais conhecido da população.

Novamente na liderança também neste quesito, Humberto Costa tinha 22,5% na anterior e subiu para 23,9% na pesquisa atual, que registrou um decréscimo no índice de Mendonça Filho – foi de 11,2% para 10,8%. Já Daniel Coelho praticamente não oscilou. Tinha 4,3% e foi para 4,4% das menções. Esteves Jacinto, que não aparecia entre os candidatos citados na pesquisa espontânea no início do mês, agora é lembrado por 1,3%. Outros nomes foram citados por 1,4% dos entrevistados. Também foi registrada uma queda representativa no índice dos que disseram votar em branco ou nulo, dos 20,3% anteriores para 15,2%. Eleitores que não souberam ou não quiseram responder ficaram em 23,2%, contra 26,6% da pesquisa realizada no começo do mês.

FONTE: JORNAL DO COMMERCIO (PE)

Nenhum comentário: