sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Em Recife, Geraldo Julio cresce e já encosta em Mendonça

Pesquisa do Instituto Maurício de Nassau revela que socialista foi o único dos candidatos à Prefeitura do Recife a apresentar oscilação foram da margem de erro (de 3%). Humberto da Costa (PT) segue na liderança, seguido de Mendonça (DEM).

Geraldo cola em Mendonça

Na 2ª pesquisa JC/IPMN, Humberto cai, mas continua líder. E os candidatos do DEM e do PSB aparecem em empate técnicoO candidato do PSB à Prefeitura do Recife, Geraldo Julio, foi o único dos postulantes a apresentar uma oscilação maior que a margem de erro – de três pontos percentuais – na nova rodada da pesquisa Jornal do Commercio/Instituto de Pesquisa Maurício de Nassau, que nos dias 6 e 7 deste mês ouviu 1.080 eleitores da capital. O socialista conta, hoje, com 14,4% das intenções de voto, contra 6,8% que obteve na amostragem realizada nos dias 9 e 10 de julho. O crescimento de 7,6 pontos percentuais, porém, ainda deixa Geraldo na terceira colocação, embora numa tendência de empate técnico com Mendonça Filho (DEM), que se manteve em segundo, com 17%, oscilando negativamente 3,7 pontos em relação à amostragem anterior. O candidato do PT, Humberto Costa, permanece na liderança da disputa, com 32,5%, mesmo tendo perdido três pontos percentuais em relação à pesquisa de julho. Daniel Coelho, do PSDB, praticamente não oscilou, segurando o quarto lugar, com 5,5% das citações.No segundo pelotão, as mudanças também ficaram na margem de erro. Edna Costa (PPL) obteve 0,8%, perdendo a quinta colocação para Esteves Jacinto (PRTB), que aparece com 1,1%. Roberto Numeriano vem em sétimo lugar, com os mesmos 0,2% do levantamento anterior, ultrapassando Jair Pedro (PSTU), que tem 0,1%. O índice de eleitores que pretendem votar em branco ou anular o voto oscilou um pouco, mas continua alto: 19,2%. Já o patamar dos entrevistados que não opinaram aumentou de 8,1% para 9,3%.

Na opinião dos coordenadores da pesquisa, é dentro desses dois universos – que, somados, representam 28,5% de eleitores ainda sem candidato a prefeito – que os principais concorrentes deverão brigar por uma melhor colocação. Para um deles, o professor Adriano Oliveira (UFPE), a ascensão de Geraldo Julio é o dado mais significativo, levando em conta que dos principais concorrentes ele é o menos conhecido do eleitorado. Oliveira avalia que o socialista tem chances de chegar a um empate técnico com Mendonça Filho – ou mesmo ultrapassá-lo – já no próximo levantamento. Quanto ao líder Humberto Costa, avalia que ele se mantém forte, e diz ser impossível prever no momento uma queda do petista para um patamar menor que 30%. Mas adverte: "Se na próxima pesquisa Humberto ficar abaixo dos 30 pontos e Geraldo ultrapassar Mendonça, é plausível se pensar numa decisão da disputa logo no primeiro turno".

Na ponta do lápis, o consultor Maurício Romão – também coordenador da pesquisa – contabiliza os ganhos de Geraldo, que tirou três pontos percentuais de Humberto e 3,7 pontos de Mendonça, além de ganhar 0,4% dos pequenos candidatos, 0,3% dos indecisos e 0,1% de Daniel Coelho. Cauteloso, porém, Romão prevê que a velocidade de crescimento do socialista não se repetirá na próxima pesquisa. "Geraldo tem potencial, porque ainda é pouco conhecido do eleitor, mas crescerá mais devagar. Já Humberto chegou ao patamar dos 30% do PT e não deve cair muito mais, assim como Mendonça, que também deve se estabilizar. Essa eleição tem características de um segundo turno", aposta.

FONTE: JORNAL DO COMMERCIO (PE)

Nenhum comentário: