quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Em Recife, Geraldo convoca antigos líderes

Candidato organiza atos com aliados que têm forte inserção no Recife, entre eles Eduardo, Jarbas, Joaquim, Braga e Cadoca

Sheila Borges

Com o guia eleitoral majoritário, começa hoje o que os candidatos chamam de segunda fase da campanha, período em que os prefeituráveis investem forte na mídia eletrônica, sem esquecer o corpo a corpo junto aos eleitores. Os coordenadores da campanha do candidato a prefeito do Recife pelo PSB, Geraldo Julio, encontraram uma fórmula para unir as duas agendas: promover “grandes atos” com líderes políticos da Frente Popular que têm inserção no Recife. Assim, o socialista pretende conseguir visibilidade nas ruas e nas propagandas gratuitas da televisão.

A estratégia é, a partir de agora, organizar atos públicos, não apenas em lugares fechados, nos quais Geraldo vai aparecer ao lado dos aliados que já disputaram a Prefeitura do Recife. Encabeçam essa relação o governador Eduardo Campos (PSB), principal padrinho político de Geraldo, e o senador Jarbas Vasconcelos (PMDB), que foi prefeito do Recife e governador, cada mandato deste exercido por duas vezes. A previsão é que, no final deste mês, os dois estejam com o prefeiturável caminhando nas ruas. Existem duas alternativas sendo estudadas para o roteiro: o Centro da cidade e o bairro de Casa Amarela, que são trajetos tradicionais em campanha. Geraldo já esteve em Casa Amarela, mas ainda não foi “testado” nas ruas do Centro do Recife.

O candidato do PSB também tem ao seu lado um outro ex-prefeito e ex-governador, Joaquim Francisco, que ainda não está integrado à campanha. Aliás, foi o ex-governador – dizem estudiosos em eleições – que incrementou esse formato de caminhada como presenciamos hoje nas campanhas, nos anos 80 e 90. Antes, os prefeituráveis costumavam privilegiar mais os comícios e as reuniões com eleitores nas comunidades.

Também fazem parte da relação dos detentores de “patrimônio político” no Recife que já disputaram eleições majoritárias, os deputados federais Carlos Eduardo Cadoca (PSC) e Raul Henry (PMDB) e o ex-deputados João Braga (PV) e André de Paula (PSD). Todos estão participando da campanha de Geraldo Julio. Os coordenadores da equipe do prefeiturável do PSB devem organizar esta semana o mapa de eventos de Geraldo com todos esses integrantes da Frente Popular.

Geraldo reúne, hoje à noite, a militância no comitê central da campanha para acompanharem juntos o primeiro programa da propaganda gratuita da TV. Ele considerou “natural” a aparição do ex-presidente Lula ontem nas inserções da TV, ao lado do candidato Humberto Costa (PT).

Ontem, o socialista caminhou na comunidade do Bode, Pina. Ao final, fez um discurso dizendo que não vai entrar em briga com os adversários. “Estão doido que eu me mele. Não vou me melar. A minha briga é para melhorar a vida do povo do Recife”, falou, referindo-se às provocações que tem recebido dos adversários.

FONTE: JORNAL DO COMMERCIO (PE)

Nenhum comentário: