domingo, 26 de agosto de 2012

Em Curitiba, adversários de prefeito dizem que eleitores 'querem mudança'

Propostas no lugar de críticas para agradar aos curitibanos

CURITIBA - Os dois adversários do prefeito Luciano Ducci (PSB) divergem da opinião dele e apostam em outra razão para o empate triplo. Segundo Ratinho Júnior (PSC) e Gustavo Fruet (PDT), pela primeira vez em muitos anos, há um "sentimento de mudança" na cidade. Cerca de 60% do eleitorado, afirmam eles, busca haja algum tipo de mudança, em maior ou menor grau. Os programas de TV de ambos começaram criticando as mesmas áreas: saúde e segurança. Pesquisas apontam que esses são os temas prioritários para a população, seguidos de mobilidade urbana - área na qual a capital é referência histórica.

O tom das críticas, no entanto, é sempre moderado. Segundo analistas, o curitibano tradicionalmente reage às críticas à cidade como se fossem ataques. Por isso, todos os candidatos falam em melhorias. Ao contrário, por exemplo, do que ocorre em Salvador e São Paulo, jamais tratam os temas como se a situação fosse de solução difícil. O deputado Ratinho Júnior, líder nas pesquisas, dá o tom:

- A população quer um novo projeto para a cidade, que ela seja repensada. Curitiba sempre esteve à frente de seu tempo, mas isso se perdeu. Ela hoje é a sexta capital mais violenta do país. Quem quer ser referência não pode ter essa violência. Precisamos de um projeto para os próximos 60 anos - diz o deputado, cuja propaganda teve como protagonista absoluto seu pai, o apresentador Ratinho.

Fruet aposta em propostas

Já Gustavo Fruet, até 2010 um dos mais respeitados deputados do PSDB no Congresso, decidiu focar sua campanha desde o início na apresentação de propostas. Enquanto os demais candidatos usaram boa parte do tempo de televisão para mostrar quem eram e o que tinham feito, Fruet, já no primeiro programa, tratou de seu plano para a saúde.

Seu calcanhar de Aquiles, no entanto, continua sendo a aliança firmada com o PT após passar anos no PSDB figurando como grande crítico dos atuais aliados, especialmente durante as CPIs que investigaram o mensalão. Na campanha, vai explorar o apoio da presidente Dilma Rousseff e da ministra da Casa Civil, a petista paranaense Gleisi Hoffman.

- Curitiba é uma cidade que sempre foi vanguarda nas ações, mas que perdeu qualidade em seus serviços. A aliança com Gleisi é a favor de Curitiba. Não se constrói um projeto desses sozinho - explicou Fruet.

Na próxima semana, Fruet começará a distribuir panfletos com uma frase de apoio da presidente Dilma. Neste final de semana, Fruet e Gleisi agendaram a primeira caminhada juntos.

FONTE: O GLOBO

Nenhum comentário: