domingo, 26 de agosto de 2012

Em BH, Lacerda diz que PT corre risco de morrer

De acordo com o prefeito da capital e candidato à reeleição, petistas precisam de derrota vigorosa nas urnas para descer do pedestal

Juliana Cipriani

O prefeito Marcio Lacerda (PSB) partiu ontem para o ataque direto contra seu principal adversário, o ex-ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome Patrus Ananias (PT). Um dia depois de acusar o PT de práticas nazistas, o candidato, que tentaa reeleição, chamou o petista de "messiânico" e disse que o partido precisa de uma derrota vigorosa nas urnas para descer do seu pedestal. Em discurso para idosos no auditório do Centro de Apoio Comunitário (CAC) do Bairro Calafate, Região Oeste, Lacerda ouviu queixas e reivindicações do Movimento de Luta Pró-idoso.

"Não é só com uma postura messiânica, em que se acha o portador único da verdade e da justiça e tem preconceito contra quem não professa seus dogmas, que a cidade vai avançar. A nossa gestão não está sendo tratada com o devido respeito pelos nossos adversários. Estão contando inverdades, falsidades, mentiras, achando que o povo é burro", afirmou o prefeito. Lacerda disse que o PT corre o risco de morrer se não se reciclar. "Eles têm que ter uma derrota vigorosa aqui para refletir e descer do seu pedestal", afirmou o prefeito.

Lacerda rebateu as críticas de Patrus, de que ele está fazendo propaganda com obras em sua maior parte custeadas pelo governo federal. Segundo o prefeito, o repasse dos recursos federais aos municípios é uma obrigação constitucional. "Não são doações, não é dinheiro de graça, são financiamentos e empréstimos com juros que a cidade vai ter de pagar ao longo dos anos. Mesmo se fosse dinheiro repassado, seria uma obrigação do governo federal, que concentra a maior parte dos impostos arrecadados", disse.

Aproveitando a presença da secretária regional Oeste, Neusa Fonseca, que deixou o PT para continuar no cargo depois do rompimento da aliança, Lacerda voltou a acusar sabotagem dentro da prefeitura. Segundo ele, o vice-prefeito Roberto Carvalho falava mal da administração na cidade. O prefeito afirmou que não iria fazer promessas aos idosos. Apenas anunciou que vai dobrar o número de academias da cidade de 50 para 100 unidades. De acordo com ele, a utilização dos espaços, que atualmente oferecem ginástica gratuita à população, também será repensada para acrescentar novos serviços, se tornando lugares de convivência e cultura.

Os idosos entregaram manifesto com reivindicações a Lacerda. O porta-voz do movimento, Carlos Alberto Soares, reclamou do endividamento dos clubes de convivência com a prefeitura e pediu explicações sobre a origem do débito que, segundo ele, não havia sido informado a eles. Também pediu ao prefeito isenção ou redução em 50% dos impostos pagos pelas pessoas de terceira idade à prefeitura. Segundo ele, os aposentados e pensionistas não têm dinheiro suficiente nem mesmo para parcelar as dívidas, já que gastam muito com medicamentos.

Verdes. O vice na chapa, deputado estadual Délio Malheiros (PV), participou de evento no comitê verde com a presença do ex-deputado federal Fernando Gabeira, que fez uma palestra sobre cidades sustentáveis. Apesar de ser do mesmo partido de Délio, Gabeira disse que não estava ali como agente político e não declarou apoio a Marcio Lacerda.

FONTE: ESTADO DE S. PAULO

Nenhum comentário: