sábado, 11 de agosto de 2012

Em BH, amigos, amigos palanque à parte

Presidente do PSB aparece pela primeira vez em ato de campanha de Lacerda, mas diz que vai se dedicar ao projeto de eleger 50 prefeitos socialistas no interior

Juliana Cipriani

Mais de um mês depois do início da campanha eleitoral, o presidente do PSB de Minas Gerais, Walfrido Mares Guia, apareceu ontem pela primeira vez em um ato político com o prefeito socialista e candidato à reeleição, Marcio Lacerda. Apontado como um dos responsáveis pelo imbróglio que levou ao rompimento entre seu partido e o PT, o dirigente disse ter ido manifestar "solidariedade", mas que continuará se dedicando às disputas no interior do estado. Ao reunir representantes das 19 legendas de sua coligação, Lacerda disse mais uma vez que seu governo tem enfoque social até quando faz obras.

Ausente desde 30 de junho, quando o PT acabou rompendo com Lacerda por causa da não concretização da aliança proporcional entre os dois partidos, Walfrido – que havia assinado documento prometendo ao PT a coligação, mas foi desautorizado na última hora por Lacerda – disse que tirou 15 dias de férias e estava cuidando da negociação para trazer uma fábrica para Minas Gerais. Ele afirmou também que diante do bom desempenho e da aceitação de Lacerda na capital, vai se dedicar ao projeto de eleger 50 prefeitos do PSB no interior mineiro.

Principal braço do ex-presidente Lula no PSB de Minas e responsável pela articulação que iria unir mais uma vez PT e PSB pela reeleição do prefeito, Walfrido nega constrangimento em fazer campanha para Lacerda, mas não esconde o descontentamento com o fim da aliança. "Eu podia estar mais entusiasmado se todo mundo que eu quisesse estivesse na campanha. Mas isso não significa que eu tenha algum constrangimento", afirmou, depois de dizer que mantém relação de amizade com Lula e o adversário e antigo aliado de Lacerda, o candidato Patrus Ananias (PT).

BALANÇO -  O prefeito fez um balanço positivo do primeiro mês de campanha e afirmou que todos os partidos vão contribuir com seu programa de governo. Ele disse que, apesar de não declarar, o seu governo faz muito pela área social e continuará tendo esse enfoque. A fala é uma resposta ao adversário, conhecido pela atuação no Desenvolvimento Social e Combate à Fome e que foca seu discurso nessa área. Lacerda afirmou que seu governo tem um "componente social inédito e revolucionário" e que sua gestão fez o maior volume de obras da história.

"O cunho social da nossa gestão se deu na prática. Falamos pouco sobre esse assunto, mas fizemos muito na saúde, na educação, no esporte, lazer, todas aquelas áreas nas quais se pode agir para melhorar a qualidade de vida das pessoas", afirmou. Especificamente na área social, Lacerda disse ter ampliado os investimentos da Secretaria de Políticas Sociais em 72% desde 2008. "Belo Horizonte tem de forma capilarizada, espalhada em toda a cidade, uma rede de proteção social, inclusive de média e alta complexidade", afirmou.

Em entrevista coletiva durante a reunião, o prefeito afirmou que pretende dar continuidade à sua gestão e prometeu chegar a 85 mil vagas na educação infantil nos próximos dois anos, caso seja reeleito. "Estaremos na próxima gestão, se assim a população decidir, passando a escola integrada de 60 mil para 120 mil vagas. Começamos com 15 mil vagas em 2009", contabilizou.

FONTE: ESTADO DE MINAS

Nenhum comentário: