sábado, 18 de agosto de 2012

Eleições 2012

O que o PT quer esconder em Minas

Justiça libera ao PSB o uso de imagens em que Dilma elogia a gestão do prefeito de Belo Horizonte. Petistas prometem recorrer

Marcelo da Fonseca

BELO HORIZONTE — O rompimento da aliança com o PSB para a eleição municipal de Belo Horizonte criou um problema para o principal cabo eleitoral do PT: a presidente Dilma Rousseff. Com alto índice de aprovação de seu governo e considerada peça fundamental na campanha de Patrus Ananias (PT), a presidente pode ficar em uma encruzilhada caso seja chamada para pedir votos para o ex-ministro de Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Isso porque, nas últimas visitas à capital, quando a continuação da parceria entre os dois partidos era tida como certa para o pleito de outubro, Dilma não economizou elogios a Marcio Lacerda (PSB), chegando até a considerá-lo "um dos melhores prefeitos deste país".

Na tentativa de desarmar o adversário, a coligação de Patrus tentou impedir na Justiça que as legendas que apoiam a reeleição de Lacerda usem imagens da presidente durante o horário eleitoral, mas o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG) indeferiu o pedido, garantindo mais munição para a campanha do prefeito. Na ação protocolada segunda-feira pela Coligação Frente BH Popular (PT/PMDB), foi pedido ao tribunal que impedisse o uso de qualquer imagem ou áudio de Dilma e do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em propagandas eleitorais de rádio e televisão nas campanhas de Marcio Lacerda. Na noite de quinta, o juiz Luiz Carlos de Azevedo Corrêa Junior, da 331ª Zona Eleitoral, negou o pedido, destacando que a legislação não proíbe o uso e que "a transmissão de imagens de evento oficial em que o presidente da República e o candidato aparecem juntos não significa participação ou apoio". Como foi uma decisão em primeira instância, os petistas já decidiram recorrer.

A disputa pelo uso da imagem de Dilma nas campanhas municipais que envolvem candidatos aliados do governo federal foi discutida em encontro de lideranças nacionais do PT, na semana passada, em Recife. O presidente da legenda, Rui Falcão, ressaltou que somente os partidos coligados poderiam usar o nome e a imagem da presidente. Segundo ele, o assunto seria discutido com a própria Dilma, e as formas para impedir que a imagem dela seja utilizada em campanhas ainda serão avaliadas pela assessoria jurídica do PT.

Lacerda não confirmou ontem se usará as imagens com Dilma. "Queremos mostrar a figura central da campanha, que é o prefeito disputando a reeleição, e o prefeito tem muita coisa para mostrar."

No Rio, Lula dá força a Paes

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou das gravações do programa eleitoral do prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PMDB), que concorre à reeleição. O governador do estado, Sérgio Cabral (PMDB), também participou das filmagens, realizadas em um hotel de Copacabana. Foi a primeira vez que Lula cumpriu agenda eleitoral a favor de aliados fora de São Paulo desde que foi liberado pelos médicos, no início do mês, para fazer campanha pelo país. No fim de fevereiro, ele finalizou tratamento contra câncer na laringe e, nas semanas seguintes, ainda se ressentia das pesadas sessões de radioterapia.

No metrô, Serra é cobrado por eleitores

O candidato do PSDB à prefeitura de São Paulo, José Serra, fez corpo a corpo com os eleitores no metrô da capital paulista ontem, e foi cobrado pelos usuários do sistema público de transporte. Após entrar em um trem na Estação Berrini, na Zona Sul, ao lado do governador Geraldo Alckmin (PSDB), por volta das 13h, o tucano ouviu de um grupo por que não fazia campanha no horário de pico. "Vem aqui às 18h para ver como a gente fica", berrou um passageiro. Outros criticaram Serra, alegando que a visita era "puro marketing eleitoral". Após descer na Estação Faria Lima, o candidato disse que as cobranças eram "naturais".

FONTE: CORREIO BRAZILIENSE

Subida de Haddad anima petistas, mas Nordeste e BH preocupam

Partido teme perder em cidades que hoje administra, como Fortaleza e Recife

Paulo Celso Pereira

BRASÍLIA e BELO HORIZONTE. A série de pesquisas do Ibope desta semana traz várias notícias ruins para o PT, mas os petistas apostam que a boa, em São Paulo, pode redimir as demais. Na maior cidade do país, o partido viu enfim seu candidato, Fernando Haddad, sair do imobilismo nas pesquisas e se consolidar na terceira colocação, chegando a 9% das intenções de voto, ante os 6% de duas semanas atrás. Já no resto do país, a situação do PT é delicada. Os casos que mais preocupam a direção nacional do partido são Recife e Fortaleza, cidades hoje governadas pelo partido e nas quais o risco de derrota é real.

Em São Paulo, embora Haddad esteja distante dos que lideram a disputa, a leitura positiva do PT é que, enquanto ele sobe, seu principal adversário, José Serra (PSDB), mantém os mesmos 26% da pesquisa anterior, com projeções de segundo turno indicando que pode perder para Celso Russomanno (PRB), com os mesmos 26%. O PT aposta no alto índice de rejeição de Serra, 37%. Haddad tem 14% de rejeição.

- O dado relevante é a subida de Haddad. É um sinal de que tem chance de haver segundo turno entre o Russomanno e Haddad, sem o Serra. A Marta (Suplicy), no auge de sua rejeição, tinha 35%. Na hora em que Haddad se consolidar como candidato do Lula e do PT ,chegará facilmente a 25% e estará no segundo turno - diz o vice-presidente nacional do PT, José Guimarães.

Lula seria "diferencial para vencer"

Guimarães não tem o que comemorar, porém, em sua terra, Fortaleza. A prefeita petista Luiziane Lins enfrenta alta rejeição, e seu candidato, Elmano de Freitas, está em sexto, com 6% das intenções de voto. A disputa é liderada por Moroni Torgan (DEM), com 31%. O senador Inácio Arruda (PCdoB) está em segundo, com 13%.

- A direção nacional precisa levar o ex-presidente Lula a Fortaleza, Recife e Salvador. Será o diferencial para vencer - afirma Guimarães.

Em Recife

Em Recife, o senador Humberto Costa (PT) se mantém na liderança, mas vem perdendo a vantagem. Há um mês, tinha 40%, contra 20% de Mendonça Filho (DEM) e 5% do candidato do governador Eduardo Campos, Geraldo Júlio (PSB). Agora, o petista caiu para 32%, e Mendonça, para 16%. Geraldo Júlio alcançou 16%.

Em BH

A situação preocupa o PT em Belo Horizonte, onde o prefeito Márcio Lacerda (PSB) mantém o dobro de intenções de voto de Patrus Ananias, 46% a 23%. A expectativa é que Patrus possa subir com Lula e Dilma na propaganda eleitoral. Ontem, vereadores da capital mineira protocolaram acusação no Ministério Público Eleitoral contra o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, por improbidade administrativa ao falar de recursos do governo federal para Belo Horizonte numa eventual gestão de Patrus.

FONTE: O GLOBO

'Processo do mensalão já passou', diz prefeito do Rio

Ex-integrante da CPI que investigou escândalo, Paes recebe apoio de Lula

RIO - O ex-presidente Lula gravou ontem mensagem de apoio à candidatura do prefeito do Rio, Eduardo Paes (PMDB), que tenta a reeleição. Ele exaltou a aliança entre os governos federal, estadual e municipal.

Também participaram do encontro o governador Sérgio Cabral (PMDB), o senador Lindbergh Farias (PT) e o candidato a vice da chapa de Paes, Adilson Pires (PT). Lula também gravou para o candidato a prefeito em Niterói Rodrigo Neves (PT).

"Na primeira eleição [em 2008], ele [Paes] era uma esperança. Agora é uma realidade", disse Lula. Para Cabral, a aliança política no Rio "é um modelo para o país".

Ex-secretário-geral do PSDB e integrante da CPI dos Correios, Paes afirmou que eles não falaram sobre o julgamento do mensalão.

"O processo político do mensalão já passou, lá em 2005, 2006. Agora é o processo judicial", disse o prefeito.

FONTE: FOLHA DE S. PAULO

Daniel: PT e PSB na “parceria do descaso”

O candidato do PSDB a prefeitura do Recife, Daniel Coelho, esteve no Centro Social Unificado (CSU) do Alto Santa Terezinha, Zona Norte do Recife, na manhã de ontem com um objetivo em mente: atacar o que chamou de “parceria do abandono” do PT e PSB, dos seus adversários Humberto Costa (PT) e Geraldo Julio (PSB). Discurso esse que tem compartilhado e afinado nos últimos dias com o seu também adversário, Mendonça Filho (DEM).

“É um escândalo você ter a parceria do abandono do PSB e PT que se juntaram para abandonar esses espaços de convivência, esporte, lazer e cultura”, disparou o tucano. A acusação da parceria vai além da esfera municipal. Daniel crítica também a gestão estadual, que é corresponsável pela administração dos CSU. O tucano prometeu reestruturar os centros como parte da sua política de assistência social, com o objetivo de auxiliar na redução da criminalidade.

SÓ GUIA

A forte chuva que caiu no Recife durante todo o dia de ontem, obrigou o candidato do DEM, Mendonça Filho, a cancelar as caminhadas que tinha programado, uma à tarde no Centro do Recife e outra, à noite, no Alto do Caetés, em Nova Descoberta. O candidato aproveitou para gravar para o guia e fazer reuniões para discutir o programa de governo.

FONTE: JORNAL DO COMMERCIO

Nenhum comentário: