sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Eleições 2012

Pesquisa Ibope: 

Em S. Paulo, Serra e Russomanno empatam em 26%

No Rio, Paes mantém liderança com 47% e venceria hoje em primeiro turno; Freixo sobe de 8% para 12%

Amanda Almeida, Cristina Tardáguila e Gustavo Uribe

SÃO PAULO, RIO e BELO HORIZONTE A mais recente pesquisa Ibope sobre a sucessão da prefeitura de São Paulo, divulgada ontem e encomendada pela Rede Globo e pelo jornal "O Estado de S. Paulo", mostra que os candidatos José Serra, do PSDB, e Celso Russomanno, do PRB, estão empatados com 26% das intenções de voto. Na comparação com a pesquisa anterior, divulgada em 3 de agosto, Russomanno oscilou um ponto percentual para cima e o tucano se manteve no mesmo patamar. A margem de erro é de três pontos para mais ou menos. Numa simulação de segundo turno, o candidato do PRB venceria se a eleição fosse hoje: teria 42% e Serra, 35%.

No cenário de primeiro turno, o candidato do PT, Fernando Haddad, que na pesquisa anterior tinha 6%, subiu para 9%. Na sequência, aparecem empatados os candidatos Soninha Francine (PPS), Gabriel Chalita (PMDB) e Paulinho da Força (PDT), com 5%. Os candidatos Ana Luiza (PSTU) e Carlos Gianazzi (PSOL) tiveram 1%. José Maria Eymael (PSDC), Levy Fidélix (PRTB), Anaí Caproni (PCO) e Miguel Manso (PPL) não pontuaram. O percentual de eleitores que pretendem votar em branco ou nulo é de 12%, e 10% não sabem ou não opinaram.

A pesquisa do Ibope também mostra que o candidato do PSDB é o que apresenta o maior índice de rejeição: Serra não seria votado por 37% dos eleitores. Levy aparece na sequência, com 16%, seguido por Haddad, Paulinho, Soninha e Eymael, com 14%. Russomanno conta com rejeição de 11%. A pesquisa foi feita de 13 a 15 de agosto e ouviu 805 pessoas; está registrada no Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) sob o protocolo número 00311/2012.

Em BH, Lacerda (PSB) lidera com 46%

No Rio, o prefeito Eduardo Paes (PMDB), que tenta a reeleição, caiu dois pontos, mas manteve a liderança isolada com 47%, segundo a pesquisa do Ibope divulgada pela TV Globo. Candidato do PSOL, Marcelo Freixo subiu quatro pontos: passou de 8% para 12%, diminuindo em seis pontos percentuais a diferença que o separa de Paes, agora de 35 pontos. O prefeito seria reeleito hoje no primeiro turno.

Rodrigo Maia (DEM) se manteve em terceiro, com 5%. Otavio Leite (PSDB) aparece com os mesmos 3% do início do mês; Aspásia Camargo (PV) caiu de 2% para 1% e foi ultrapassada por Cyro Garcia (PSTU), que cresceu de 1% para 2%. Fernando Siqueira (PPL) manteve-se com 1%, e Antônio Carlos (PCO) não registrou pontos.

O Ibope ouviu 805 pessoas entre 13 e 15 deste mês; a margem de erro é de três pontos. O levantamento foi registrado no Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) sob o número 00043/2012. Segundo a pesquisa, 15% dos entrevistados disseram que votariam em branco ou nulo, e 15% não souberam ou não quiseram responder.

Segundo a pesquisa, Maia é o mais rejeitado, com 32%. Paes vem em seguida, com 23%; Freixo é rejeitado por 8% dos entrevistados.

Em Belo Horizonte, a diferença entre Patrus Ananias (PT) e o prefeito Márcio Lacerda (PSB) se manteve estável, segundo o Ibope. O prefeito subiu três pontos e segue na liderança, com 46%. Patrus ganhou dois pontos e está com 23%.

Na pesquisa, em que foram ouvidas 805 pessoas e que foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral de Minas sob o número 00235/2021, 13% dos eleitores disseram que votariam em branco ou anulariam, e 15% não souberam ou não quiseram responder.

No quesito rejeição, Lacerda foi de 13% para 19%. Patrus passou de 12% para 18%.

Na mesma pesquisa, o Ibope também pesquisou o possível resultado de um segundo turno entre Lacerda e Patrus. O prefeito venceria com 48% dos votos. Patrus obteria 28%; votos em brancos e nulos somariam 9%.

Em Recife, DEM e PSB acirram disputa pelo segundo lugar

Em Manaus, tucano sai na frente; em Campo Grande, peemedebista é líder


Na terceira rodada de pesquisas de intenção de voto feita pelo Ibope em Recife (PE), o senador Humberto Costa (PT) continua na frente, com 32% das menções, apesar de ter perdido três pontos percentuais. Esquenta a disputa pelo segundo lugar, onde empatam com 16% Mendonça (DEM), que caiu quatro pontos, e Geraldo Júlio (PSB), que subiu quatro.

Realizada entre os dias 13 e 15, a pesquisa mostra o tucano Daniel Coelho em terceiro, com 10%. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos. Votos em branco e nulos somaram 15%, e 8% dos entrevistados não souberam ou não quiseram responder à pesquisa registrada no Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco sob o número 00068/ 2012.

Em Manaus (AM), o candidato Artur Neto (PSDB) está na frente, com 29% das intenções, seguido de Vanessa Grazziotin (PCdoB), com 19%. A disputa se acirra no terceiro lugar, onde empatam com 11% Sabino Castelo Branco (PSB) e Serafim Correa (PR). A margem de erro é de quatro pontos. Os votos em branco e nulos somaram 8%. E 9% não souberam ou não quiseram responderam à pesquisa registrada no TRE-AM sob o número 00013/2012.

Em Campo Grande (MS), o peemedebista Edson Giroto tem 37%, seguido por Alcides Bernal (PP), com 30%. A margem de erro é de quatro pontos. O petista Vander Loubet tem 7%. Votos em branco ou nulos somaram 7%, e 11% não souberam ou quiseram responder. A pesquisa está registrada sob o número nº 00080/2012.

FONTE: O GLOBO

Nenhum comentário: