quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Desemprego chega a 11,6% na RMR

Indicador apresenta elevação em relação ao mês anterior, que somou 10,9%. Por outro lado, é o menor percentual já verificado pela pesquisa para um mês de julho

O número de desempregados da Região Metropolitana do Recife (RMR) chegou a 206 mil pessoas em julho, 11 mil a mais que em junho. A taxa passou de 10,9% em junho para 11,6% mês passado. A RMR foi a única a registrar alta na taxa na comparação com as demais capitais analisadas pela Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED). Os dados locais foram divulgados pela Agência Codepe-Fidem.

Na média das capitais, a taxa de desemprego manteve-se estável pelo quarto mês consecutivo, ficando em 10,7%. Fortaleza não teve variação (9,7%), assim como as demais regiões. O número de desocupados no País é estimado em 2,4 milhões de pessoas.

Apesar da alta de julho na RMR, o resultado foi o menor para julho desde o início da pesquisa, em 1997. Comparado a julho de 2011, foram geradas 94 mil ocupações.

Na variação mensal, os setores que apresentaram queda foram os de indústria de transformação (2,0%), comércio e reparação de veículos (3,7%) e serviços (0,6%), enquanto a construção civil manteve-se estável, com 129 mil ocupados.

Já no comparativo anual, a construção civil teve uma elevação significativa comparada aos demais setores, registrando aumento de 30,3%, enquanto comércio e reparação de veículos teve alta de 5,2%, seguido de serviços, com elevação de 5,1%. No ano, indústria de transformação teve queda de 1,3%.

O diretor de estudos e pesquisas socioeconômicas da Condepe-Fidem, Rodolfo Guimarães, aponta os fatores que influenciaram no resultado mensal, como as flutuações econômicas. O diretor explica, no entanto, que o resultado não vai mudar as tendências. “O recuo de vagas em julho se deve a questões como a sazonalidade, período logo após as comemorações de Dia das Mães, Semana Santa e São João, além da saída da população da Região Metropolitana por conta das férias do meio do ano.”

Na comparação entre julho deste ano e o mesmo mês do ano passado, a taxa de desemprego na RMR teve uma diminuição, passando de 13,7% para os atuais 11,6%. A queda deve-se à redução da taxa de desemprego aberto (queda de 9,0% para 7,6%) – contabilizando pessoal que procurou trabalho nos 30 dias anteriores à pesquisa e que não exerceram nenhuma atividade nos últimos sete dias da realização da entrevista – e do desemprego oculto (de 4,7% para 4,0%) – considerando as pessoas que realizaram algum trabalho remunerado de forma irregular, procuraram mudar de trabalho 30 dias antes da pesquisa ou mesmo que não procurou trabalho desestimuladas pelo mercado ou demais circunstâncias.

A PED é realizada no Distrito Federal e nas regiões metropolitanas de Porto Alegre, Belo Horizonte, Salvador, São Paulo, Recife e Fortaleza pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) e a Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade). Em Pernambuco, a Agência Estadual de Planejamento e Pesquisas de Pernambuco (Condepe-Fidem) coordena a pesquisa.

FONTE: JORNAL DO COMMERCIO (PE)

Nenhum comentário: