sábado, 25 de agosto de 2012

ACM Neto segue líder em Salvador, com 40% das intenções de voto

Nelson Pelegrino (PT) é o segundo, com 16%, e Mário Kertész (PMDB) é o terceiro, com 8%

Biaggio Talento

SALVADOR – O candidato ACM Neto (DEM) se mantém na liderança da corrda pela prefeitura de Salvador, na segunda pesquisa de intenção de voto na capital baiana, divulgada nesta sexta-feira pelo Ibope. No levantamento encomendado pela TV Bahia, afiliada à Rede Globo, ACM Neto manteve os mesmos 40% da pesquisa anterior, seguido por Nelson Pelegrino (PT) com 16% - três pontos percentuais a mais que na primeira rodada.

Mário Kertész (PMDB) é o terceiro, com 8%, e Márcio Marinho (PRB) tem 5% das intenções. Da Luz (PRTB) teve 1% e Hamilton Assis (PSOL) não pontuou neste levantamento. Votos nulos e brancos somam 19% , e os indecisos, 10%. A pesquisa entrevistou 602 pessoas entre os dias 19 e 24 de agosto, e foi registrada no TRE sob o número 00078/2012. A margem de erro é de quatro pontos percentuais, para mais ou para menos.

A campanha na capital baiana tem se caracterizado pelo esforço dos candidatos para se desvincularem do atual prefeito, João Henrique Carneiro (PP) - que tem 70% de rejeição popular. Como praticamente todos os partidos que disputam a eleição (menos o PSOL) participaram, em algum momento, da gestão de Carneiro, haverá sempre algum tipo de “arma” contra o adversário. Nos programas do horário eleitoral gratuito, a campanha do petista Nelson Pelegrino e do peemedebista Mário Kertész têm exibido, à exaustão, o vídeo em que ACM Neto declara apoio ao prefeito, em 2008: “Eu disse sim a João”. Em resposta, o programa de ACM Neto lembra que o PT participou de quase toda a primeira administração de Carneiro (2004 a 2008).

Outro que tem batido muito no prefeito, é Mário Kertész. Ele diz que nunca apoiou João Henrique, que voltou à vida política recentemente. Contudo, seu partido, o PMDB, através do ex-ministro Geddel Vieira Lima, foi o principal responsável pela reeleição de João Henrique, em 2008. Quando rompeu com João, Geddel chegou a pedir desculpas à população de Salvador por ter ajudado o ex-correligionário a ganhar o pleito.

Nenhum comentário: