segunda-feira, 30 de julho de 2012

Serraglio admite pressão para retirar menções à Gamecorp

BRASÍLIA - O deputado Osmar Serraglio (PMDB-PR) disse à Folha que seu relatório final na CPI dos Correios poderia não ser aprovado se citasse o nome do filho de Lula. O relator afirma, porém, que o caso não foi retirado do texto.

Rubens Valente

Folha- Como explica a diferença nas versões do capítulo Gamecorp?

Osmar Serraglio - Nesse caso, evidente, envolvia o filho do presidente da República e nós tínhamos receio. Essas informações chegavam para gente, "ou vocês retiram ou nós vamos criar dificuldades para aprovar".

Quem dizia isso?

Tinha pessoas mais próximas [do Planalto] que acompanhavam, o Carlos Abicalil (PT-MT), o Jorge Bittar (PT-RJ), era a tropa da frente.

As pressões vinham principalmente da bancada do PT?

Não consigo associar algum outro. O medo nosso era perder os votos do PT se radicalizássemos, então sacrifica os anéis, mas salva os dedos.

Antes da conclusão do relatório o sr. recebeu ligação do Planalto?

Na minha memória, não. Isso [as alterações no caso Gamecorp] foi sendo costurado gradativamente. "Olha, aquele caso, se vai ficar vai dar problema, tem que ver". Ao longo do tempo mencionavam a possibilidade de rejeição do parecer. A gente não podia radicalizar. Mas não tinha muito como imaginar que alguém tivesse como esconder alguma coisa.

O senhor está dizendo que o caso Gamecorp não foi escondido, foi suavizado?

Poderíamos ter tirado do relatório todo o caso Gamecorp e não fizemos.

FONTE: FOLHA DE S. PAULO

Nenhum comentário: