quinta-feira, 26 de julho de 2012

PT quer Lula e Dilma no Recife, São Paulo e BH

Ex-presidente pede lista das cidades prioritárias para participar da campanha e o partido define. Humberto está na relação

SÃO PAULO – Preocupada em enfraquecer os tucanos e impor um freio no crescimento do PSB do governador Eduardo Campos, a direção nacional do PT decidiu que vai centrar todo seu poder de fogo nas disputas eleitorais de Recife, Belo Horizonte e São Paulo. Para isso, o partido contará com a presença maciça do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e com a participação comedida da presidente Dilma Rousseff nessas três capitais. Além da saúde de Lula, a preocupação maior dos caciques petistas é montar uma agenda para Dilma que não banalize sua imagem e não afronte os partidos da base aliada do governo federal.

Na última segunda-feira, Lula se reuniu com a cúpula do partido para pedir uma lista de cidades prioritárias onde sua presença é indispensável para a vitória nas eleições de outubro. Os líderes disseram a Lula que é preciso concentrar esforços em favor do senador Humberto Costa, no Recife (onde o PT e o PSB romperam), em Belo Horizonte (cidade em que o pessebista Márcio Lacerda, apoiado pelos tucanos, rompeu acordo com os petistas, que na última hora lançaram a candidatura de Patrus Ananias) e em São Paulo (onde o desejo de derrotar o PSDB e de retomar a prefeitura limou a candidatura da senadora Marta Suplicy em favor do novato Fernando Haddad).

Enquanto Lula estará “de corpo e alma” disputando a preferência do eleitorado com Eduardo Campos em Pernambuco, com José Serra em São Paulo e até com o senador Aécio Neves em Belo Horizonte, na capital mineira o grande duelo será entre Dilma e Aécio, numa antecipação do confronto presidencial de 2014. “Ela entrou para valer em Minas Gerais. Ali o jogo será pesado”, prevê uma liderança petista.

Em Pernambuco, os petistas estão avaliando formas de aumentar a presença de Dilma no Estado sem que ela precise participar num primeiro momento de atos da campanha de Humberto Costa. A ideia é reforçar a agenda de eventos do governo federal no Estado e usar imagens de Dilma nos materiais de campanha, deixando bem claro ao eleitor quem é o candidato de Dilma e Lula, sem necessariamente bater de frente com Eduardo. “É claro que ela vai a Recife, mas vai depender de como o Eduardo Campos vai se comportar. Ela está pensando muito nisso”, revelou o dirigente do PT. Nos bastidores, os petistas consideram Eduardo Campos como real ameaça para a reeleição de Dilma em 2014.

Para definir a participação dos dirigentes petistas na campanha, Humberto Costa e o seu vice, João Paulo, viajam hoje para São Paulo, onde se reúnem com o presidente nacional do PT, Rui Falcão. Ministros e governadores devem vir à capital pernambucana já nas próximas semanas. Na segunda, Humberto e João Paulo se reúnem com o ex-presidente Lula.

Em São Paulo, enquanto Lula pretende abrir a agenda de cobertura eleitoral das TVs grudado em Haddad (no próximo dia 6 de agosto), Dilma estará com ele apenas nas peças de propaganda.

FONTE: JORNAL DO COMMERCIO (PE)

Nenhum comentário: