segunda-feira, 2 de julho de 2012

PT já busca aliança com PMDB em Minas

Depois de romperem com PSB, petistas se mexem para atrair vice peemedebista em BH

Amanda Almeida

BELO HORIZONTE . Um dia depois de romper com o PSB do prefeito Marcio Lacerda e anunciar candidatura própria em Belo Horizonte, o PT iniciou ontem articulações para uma aliança com o PMDB. Candidato petista escolhido na noite de sábado, o vice-prefeito da capital mineira, Roberto Carvalho, passou a madrugada em reunião com o peemedebista Leonardo Quintão, que, segundo correligionários, aceita abrir mão da cabeça de chapa para compor com o PT. O acerto final, no entanto, depende de aval das cúpulas nacionais das duas legendas, que não se pronunciaram ontem.

A aliança entre PT e PMDB seria a única com musculatura para enfrentar, com tempo de TV semelhante, o arco de apoios já costurado por Lacerda, que conta com o PSDB do senador Aécio Neves e outros 12 partidos de pequeno e médio portes na campanha. A quatro dias do fim do prazo para registro de chapas, a nova composição ainda pode tirar legendas da aliança em torno do atual prefeito. O presidente do PMDB mineiro, deputado federal Antônio Andrade, confirmou que os dois partidos já começaram a conversar e que a prioridade agora é articular para que caminhem juntos.

- Só não havíamos fechado o PT porque o partido estava com o PSB e PSDB. Agora queremos ficar juntos para manter em Minas a base de apoio da presidente Dilma - afirmou Andrade, acrescentando que Quintão, não localizado ontem pelo GLOBO, está disposto a concorrer como vice.

Interlocutores do ministro do Desenvolvimento, Fernando Pimentel (PT), disseram que o ex-presidente Lula iniciou tratativas com o vice-presidente Michel Temer (PMDB). Uma das possibilidades é lançar o ex-ministro do Desenvolvimento Social Patrus Ananias (PT) em substituição ao vice Roberto Carvalho, rachado com a ala de Pimentel e rompido com Lacerda desde o início do mandato. Reforça um eventual acerto o entendimento de que o PSB "traiu" o PT em outras capitais, quando optou por marchar sozinho nas campanhas em Recife e Fortaleza.

- Essa possibilidade não existe. Meu nome já foi lançado legitimamente na convenção do partido, no sábado - refutou Carvalho, que passou o dia em articulações com outras legendas. Patrus não foi localizado pelo GLOBO.

Tucanos comemoram rompimento de rivais

O PSB enviou ontem emissários a Belo Horizonte para tentar reverter o quadro. Em convenção no sábado, o partido decidiu não fechar chapa para vereadores com o PT, uma das exigências da legenda para confirmar o apoio aLacerda. Caso cedesse, o PSB perderia cadeiras na Câmara Municipal. Pesou também na decisão pressão de Aécio, que ameaçava abandonar o prefeito na disputa, levando outras legendas.

Os tucanos comemoraram a saída do PT, o que significa, numa eventual vitória de Lacerda, o aumento de sua influência na Prefeitura de BH. Segundo o presidente do PSDB-MG, deputado federal, Marcus Pestana, a legenda e o PSB buscam agora o apoio de outros partidos para a aliança.

FONTE: O GLOBO

Nenhum comentário: