quarta-feira, 4 de julho de 2012

Presidente vai ficar fora de campanha, diz ministra

Apesar da decisão, Dilma deve liberar atuação de ministros, desde que estejam de folga.

Dilma ausente da campanha

Ministra Ideli Salvatti diz que a presidente não pretende se envolver em disputas municipais para não perder o foco na gestão

BRASÍLIA – A ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti, afirmou ontem que a presidente Dilma Rousseff não deverá participar das campanhas municipais neste ano. Mas, de acordo com Ideli, os ministros do governo estão liberados para atuar por seus candidatos, porém fora do horário de trabalho. “A presidente não está pensando em se envolver. Aliás, ela tem dito reiteradamente, a melhor maneira de ela ajudar nas eleições é o Brasil continuar bem”, afirmou a ministra, durante café da manhã com jornalistas.

No Recife, o senador Humberto Costa seria o maior prejudicado com a ausência da presidente, já que ele tem em Dilma e no ex-presidente Lula dois dos seus maiores trunfos eleitorais. Mas o prefeiturável petista avalia que a decisão não impede gravações dela para a propaganda gratuita: o posicionamento abrangeria apenas a participação nos atos de campanha de rua. O candidato Geraldo Júlio, do PSB, partido aliado do PT no plano nacional, considerou natural a ausência da presidente.

Questionada se a presidente Dilma poderia desembarcar em São Paulo onde o candidato do PT, o ex-ministro da Educação Fernando Haddad, tem somente 6% das intenções de voto – de acordo com a última pesquisa Datafolha –, Ideli respondeu: “Olha, a intenção dela é não participar”.

A ministra, porém, confirmou que participará das eleições municipais, assim como outros ministros do governo. “Nós temos uma orientação muito clara da presidenta: fora do horário de expediente, cada um exerça a sua militância. Da mesma forma como eu vou atuar em campanhas no final de semana, eu tenho certeza absoluta que o ministro Fernando Bezerra (Integração Nacional) vai participar de campanhas do PSB, Aldo Rebelo (Esporte) do PCdoB, Mendes (Ribeiro, da Agricultura) e Gastão (Vieira, do Turismo) do PMDB”, avaliou ela.

PSB

Sobre o relacionamento PT-PSB, siglas que passam por um processo de distanciamento e troca de críticas, a ministra Ideli Salvatti desconversou e enalteceu a participação do PSB no governo Dilma. “Nós temos uma boa relação de governo com o PSB. O PSB tem ministro da Integração, ministro dos Portos, participa. A orientação da presidente é muito clara: eleição é um problema dos partidos”, afirmou Ideli. O desgaste entre os dois partidos ficou evidenciado com o anúncio do rompimento em Belo Horizonte, palco há anos de uma das mais sólidas parcerias entre as duas siglas. O PT decidiu não mais apoiar a reeleição do prefeito Márcio Lacerda (PSB).

FONTE: JORNAL DO COMMERCIO (PE)

Nenhum comentário: