domingo, 1 de julho de 2012

Máquina pública em busca da reeleição

No Rio, prefeitos intensificam publicidade institucional, ações sociais e inaugurações de obras para se promover

Cássio Bruno, Dório Ewbank Victor

O uso da máquina pública por prefeitos no estado do Rio se intensificou antes do início oficial da campanha, marcada para a próxima sexta-feira. Candidatos à reeleição, eles investem de forma excessiva em propaganda institucional, realização gratuita de serviço sociais e inaugurações e visitas de obras, o que configura crime para a Justiça Eleitoral.

Em Nova Iguaçu, a prefeita Sheila Gama (PDT) contratou uma agência de publicidade por R$ 5 milhões. Até a última semana havia distribuição de jornais informativos com notícias sobre a administração da pedetista, além de anúncios de futuros projetos. Também é possível ver outdoors com as mesmas propagandas.

Uma das promessas divulgadas é o aeromóvel (veículo leve sobre trilhos). A iniciativa, apresentada há um ano e meio, nunca saiu do papel. Vai custar R$ 279 milhões do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do governo federal. Segundo o Ministério das Cidades, não há previsão do dinheiro ser repassado. Sheila também recorre a ações sociais e visitas a obras. Na semana passada, ela esteve no bairro Mangueira com o candidato a vereador Nagi Almawy (PDT).

Em São João de Meriti, o prefeito Sandro Matos (PDT) faz reuniões com moradores, chamada de "prestação de contas". Nos encontros, Matos exibe vídeos com as ações de seu governo. Em março deste ano, Matos foi a Vilar dos Teles, no centro cultural do vereador Bebeto da Veggi (PHS), também candidato à reeleição. Pelo menos 500 moradores compareceram. No local, ele falou sobre a reforma de escolas e melhorias no sistema de drenagem na cidade.

Em Caxias, três representações contra Zito

Prefeitos de Campos e da capital aceleram a entrega de obras

Três representações por propaganda eleitoral extemporânea já pesam sobre o prefeito de Duque de Caxias, José Camilo Zito (PP), que tenta a reeleição. O Ministério Público o acusa de ter feito campanha antecipada por meio de adesivos, mídias sociais e também em um informe publicitário com as realizações do governo .

Em Campos, a prefeita Rosinha Garotinho (PR) faz propaganda institucional na cidade, parte dela no bairro da Lapa, onde mora. Toda região recebe obras de infraestrutura. A publicidade pode ser encontrada em postes e praças. Rosinha tentará a reeleição.

Na capital, o prefeito Eduardo Paes (PMDB) acelerou as inaugurações de obras este ano. Em 6 de junho, o ex-presidente Lula pediu votos para o peemedebista durante a inauguração da Transoeste.

Para Maurício da Rocha Ribeiro, procurador Regional Eleitoral do Ministério Público Federal, as iniciativas tomadas pelos prefeitos caracterizam propaganda antecipada e uso da máquina pública:

- Eleição municipal é um inferno. Os prefeitos têm a máquina pública nas mãos. Os promotores eleitorais dos município têm a obrigação de fiscalizar.

Na quinta-feira, a Justiça Eleitoral tornou o prefeito de Maricá, Washington Quaquá (PT), inelegível por oito anos por ele ter distribuído notebooks a alunos da rede municipal, o que teria o beneficiado eleitoralmente. Em Niterói, o prefeito Jorge Roberto Silveira (PDT), que não disputará a reeleição, ficou inelegível por propaganda antecipada.

É dever prestar contas, diz prefeito

O prefeito de São João de Meriti, Sandro Matos, afirma que realiza as "prestações de contas" desde 2009, quando ainda não era candidato à reeleição. Segundo ele, as reuniões não ocorreram apenas no centro cultural do vereador Bebeto da Veggi, mas também em igrejas e escolas particulares.

- É um dever do agente público prestar contas - diz Sandro Matos.

Em nota, o prefeito de Duque de Caxias, José Camilo Zito, também nega qualquer irregularidade.

O procurador-geral de Campos, Fabrício Ribeiro, explica que as propagandas institucionais têm o objetivo de informar o cidadão como estão sendo aplicadas as receitas públicas do município.

Procurada pelo GLOBO, a prefeita de Nova Iguaçu, Sheila Gama, não comentou o caso.

FONTE: O GLOBO

Nenhum comentário: