terça-feira, 31 de julho de 2012

Em Recife, Raul Jungmann na corrida pelo voto

Paulo Augusto

O “mistério” chegou ao fim: o ex-deputado federal e ex-ministro da Reforma Agrária Raul Jungmann (PPS) anunciou ontem que será candidato a vereador do Recife no pleito deste ano. As aspas que cercam a palavra mistério são necessárias porque apenas o agora postulante à Câmara Municipal insistia em protelar uma decisão que já era dada como certa por praticamente todos que o cercam – e que foi antecipada semana passada pelo JC. Agora, surge o verdadeiro desafio para o pós-comunista: conquistar “votos de opinião” suficientes para chegar à Casa de José Mariano.

Para angariar pelo menos um pequeno percentual dos 207 mil votos que conquistou no Recife em sua campanha para senador, em 2010 – quando terminou em quarto lugar –, Jungmann promete inovar em sua campanha, que já vai começar com um mês de atraso: investir pesado nas redes sociais e criar a chamada “tribuna eletrônica” – a transmissão ao vivo, online, dos discursos que deve realizar sob seu tradicional banquinho.

“Vamos entrar diariamente na campanha de Daniel (Coelho, candidato do PSDB a prefeito). Terei uma campanha feita na rua, mas também utilizando muita rede social, especialmente para a tribuna eletrônica, os minicomícios online que realizaremos”, enfatiza ele.

Jungmann diz que demorou para tomar uma posição porque precisava saber “como seria mais útil” para a campanha no Recife. “Eu vivia um dilema. Estava em dúvida se contribuiria mais na coordenação da campanha ou na tentativa de renovar a Câmara”, disse, citando nomes que não são de sua coligação como importantes para mudar a cara da Câmara Municipal. “Existem candidatos que seriam muito importantes para o debate no Legislativo, como Edilson Silva (PSOL), Jayme Asfora (PMDB), Priscila Krause (DEM).” Por fim, o pós-comunista sabe que não terá vida fácil para ser eleito. “Eu não tenho política de clientelismo, não sou dono de líder comunitário. Será um teste de fogo”.

Guia

Ontem, Daniel Coelho teve uma agenda bem agitada, que começou com gravação para o guia eleitoral, passou por uma apresentação de seu programa de governo no Conselho Regional de Odontologia e terminou com uma caminhada em Sítio dos Pintos (Zona Norte). Nos eventos, críticas ao alto número de comissionados na PCR – uma de suas promessas é reduzi-los em cerca de 50%.

FONTE: JORNAL DO COMMERCIO (PE)

Nenhum comentário: