sexta-feira, 13 de julho de 2012

Em Recife, petista e democrata mais rejeitados

Embora liderem as intenções de voto, Humberto Costa (PT) e Mendonça Filho (DEM) também enfrentam os maiores índices de rejeição por parte do eleitor recifense. Quando a pesquisa JC/IPMN checou os sentimentos que o eleitorado nutre por cada um dos candidatos, 15% dos entrevistados admitiram ter “medo” de que o petista venha a ser eleito prefeito da capital e 14% disseram sentir o mesmo em relação ao democrata. No polo inverso, o postulante do PRTB, Esteves Jacinto, inspira “medo” em apenas 2% dos eleitores.

Segundo o cientista político Adriano Oliveira, esse percentual de rejeição registrado por Humberto e Mendonça pode dificultar o crescimento das suas candidaturas, ou até mesmo provocar sua queda ou estabilidade, favorecendo o concorrente Geraldo Julio (PSB). “Essa rejeição significativa mostra que Humberto e Mendonça são candidatos com ‘teto’, ou seja, têm um limite de crescimento”, explica.

Humberto Costa, no entanto, lidera também todos os índices de avaliação dos sentimentos positivos do eleitor levantados na pesquisa. Para 40% dos entrevistados, o petista é o “mais preparado” para ser eleito prefeito. Mendonça vem em segundo, com 23%. Para 32%, Humberto “cumprirá as promessas feitas na campanha”, quesito no qual seu adversário do DEM teve 18% das citações.

O candidato petista também conta com a “admiração” de 35% dos eleitores recifenses, contra 21% dos que preferem Mendonça Filho. Humberto também aparece como o nome que inspira “esperança para o futuro” para 35% dos entrevistados, enquanto 20% vêem essa esperança no democrata. Por último, para 36% dos participantes da amostragem, Humberto Costa é o candidato que mais “merece” ser eleito prefeito. Outros 22%, porém, avaliam que Mendonça é o maior merecedor do cargo.

“Mesmo que o eleitor admita o preparo, o merecimento e até a esperança ou confiança em um determinado candidato, isso são sentimentos pessoais dele em relação ao candidato. Mas não significa que ele pretenda, obrigatoriamente, votar nesse candidato”, observa Adriano Oliveira.

FONTE: JORNAL DO COMMERCIO (PE)

Nenhum comentário: