sábado, 7 de julho de 2012

Em Recife, Humberto bota a militância na rua e ataca PSB

Petista faz ato no Centro do Recife ao lado do vice

Bruna Serra

“Você pagou com traição, a quem sempre lhe deu a mão”, o samba é da cantora Beth Carvalho, mas poderia muito bem ser o hino do PT. Foi ele a trilha sonora de boa parte da caminhada de ontem, protagonizada pelo prefeiturável petista Humberto Costa e seu vice, João Paulo.

Depois de brigas e acusações de traição, o partido colocou seu bloco na rua, arregimentando uma multidão vermelha pelo centro. Um ato organizado para demonstrar a força que o PT tem no Recife.
O prefeiturável, ao contrário do que muitos apostavam, não foi ofuscado pela simpatia do vice. Posaram para fotos, entraram em lojas e quando Humberto deixava uma sapataria foi abordado por Paulo Rogério, auxiliar administrativo. “Não faça isso que você fez com João da Costa, não. Isso não se faz”, disse, passando um pito no petista. Desconcertado Humberto respondeu: “Essas coisas fazem parte do jogo político”.

Mil panfletos e 500 adesivos foram impressos de forma improvisada para a caminhada. Como o CNPJ dos candidatos ainda não foi liberado pela Justiça Eleitoral, a tiragem foi curta o que permitiu a utilização apenas do CPF do candidato para viabilizar a produção do material. Na caminhada que partiu da Praça Maciel Pinheiro até a Praça do Diário, no início e no final, João Paulo e Humberto discursaram em cima de um carro de som.

Com uma retórica extremamente politizada, atacaram a candidatura do PSB, mas sem citar o governador Eduardo Campos ou o prefeiturável socialista Geraldo Julio. “Tem gente que vai derramar rios de dinheiro para comprar a consciência dos outros, mas não podemos esmorecer. É importante lembrar que o (sic) presidente Lula e a presidente Dilma só tem um palanque aqui no Recife. Não pense que ele vai subir em outro palanque, da oposição ou de quem diz que é a Frente Popular”, bradou Humberto, em clara referência ao candidato palaciano.

Já João Paulo fez questão de dizer que aceitou figurar na vice em virtude de um pedido do ex-presidente e garantiu que ajudará o companheiro a vencer a disputa. “Nós sabemos que não será uma eleição fácil, mas o presidente Lula me pediu duas coisas: a primeira que eu firmasse um pacto com Humberto, e ele está consolidado. A segunda foi que nós tomássemos as ruas, ganhássemos o coração dessa cidade, que é vermelha. No que depender de mim e da nossa tropa vamos proporcionar a Humberto a maior emoção que é ser prefeito dessa cidade”, afirmou, sob aplausos da militância. De acordo com estimativas da CTTU, que organizou o trânsito no local, mil pessoas estiveram presentes ao evento. Estatísticas dos organizadores apontam que duas mil participaram da mobilização.

FONTE: JORNAL DO COMMERCIO

Nenhum comentário: