sábado, 7 de julho de 2012

Em Belo Horizonte, PT deixa liderança do prefeito na Câmara

Alice Maciel

O PT vai deixar a liderança do governo na Câmara Municipal de Belo Horizonte, de acordo com o presidente municipal do partido, vice-prefeito Roberto Carvalho. Ele contou que o vereador Tarcísio Caixeta (PT) – escolhido pelo prefeito Marcio Lacerda (PSB) para representar os interesses do Executivo no Legislativo – o comunicou na quinta-feira que iria abrir mão da vaga. O parlamentar, no entanto, não quis antecipar a sua saída. Caixeta se reúne hoje com o socialista para conversar sobre o assunto. "Não vou externar nada antes de conversar com Lacerda. Foi ele que me convidou e é ele que define se eu vou sair", alegou.

Entre os nomes ventilados para substituir Caixeta, o mais cotado é Bruno Miranda (PDT), segundo vice-líder do governo. O primeiro vice-líder, vereador Daniel Nepomuceno (PSB) também é cotado. Fontes ligadas ao prefeito e a Caixeta contaram que o petista deve permanecer na articulação para a aprovação dos projetos do Executivo previstos na pauta da reunião extraordinária marcada para segunda-feira, a última antes do recesso parlamentar.

Dos 27 projetos que vão para o plenário, sete são de autoria da prefeitura. O de maior interesse da é o que prevê a construção do Centro de Convenções. Conforme informações de bastidores, a partir de agosto o Executivo não vai encaminhar nenhum projeto de grande relevância à Câmara Municipal. Também está na pauta da reunião, para ser votado em segundo turno, a proposta, de autoria do presidente da Câmara, vereador Léo Burguês (PSDB) que prevê a venda de uma rua ocupada pelo Olympico Club. O tucano vai promulgar a lei que prevê o voto secreto na casa também na segunda-feira.

Cargos O prefeito Marcio Lacerda esperou registrar a chapa das eleições para voltar com Josué Valadão(PP) a secretaria de governo. Ele foi exonerado no início de junho para disputar a vaga de vice na chapa encabeçada pelos socialistas e ficou como uma espécie de plano B para assumir o lugar até então acertado com os petistas. Ontem o Diário Oficial do Município (DOM) trouxe a nomeação dele. Valadão e Marcelo Abi-Saber, titular da Secretaria de Assuntos Institucionais, começam a negociar, na segunda-feira com os partidos da nova aliança formada em torno da reeleição de Lacerda cargos na prefeitura de Belo Horizonte.

Conforme informações de bastidores, a ordem do prefeito é aproveitar as pessoas que estão já nos órgãos mas que não sejam ligadas aos petistas. O nome do superintendente da Sudecap, José Lauro, foi ventilado para assumir a Secretaria de Obras no lugar do petista Murilo Valadares. Na quinta-feira, 13 secretários ou dirigentes de órgãos de primeiro e segundo escalão entregaram seus cargos em caráter irrevogável. Roberto Carvalho disse que a tendência é de todos os petistas que ocupam vagas no Executivo devem deixar os postos. O PT ocupa cerca de 900 cargos na prefeitura. Somente no primeiro escalão são cinco secretarias, três regionais e quatro presidências de órgãos da administração indireta.

FONTE: ESTADO DE MINAS

Nenhum comentário: