sexta-feira, 20 de julho de 2012

Candidato do PT em Recife convoca ministros

Candidato do PT à prefeitura do Recife, senador escala petistas da Esplanada para fortalecer a campanha em Pernambuco. Meta é confirmar a participação de Dilma

João Valadares

O senador Humberto Costa (PT), candidato a prefeito do Recife, está montando um "esquadrão" ministerial petista para desembarcar na capital pernambucana durante a campanha. A estratégia, que já começou a ser costurada, é simples: reforçar a parceria com programas considerados de sucesso do governo federal e, ao mesmo tempo, anular qualquer tentativa do seu principal adversário, Geraldo Julio (PSB), apoiado pelo governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), emplacar um discurso afinado com a presidente Dilma Rousseff. Os marqueteiros do PT vão reforçar, nas peças publicitárias, que Humberto é o candidato "original" de Dilma e do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Na terça-feira, o senador se reuniu com a ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti, e com o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo. O senador saiu satisfeito do encontro ao receber sinalizações positivas. Após acerto com a presidente Dilma, Ideli deu sinal verde para que as "estrelas petistas" suem a camisa na capital pernambucana. Além de Cardozo, os ministros da Saúde, Alexandre Padilha, da Educação, Aloizio Mercadante, e das Comunicações, Paulo Bernardo, devem gastar sola de sapato nas ruas recifenses. São Paulo, Belo Horizonte e Recife são as capitais consideradas prioritárias para o PT nas eleições municipais.

A presidente Dilma assegurou que vai gravar, durante o primeiro turno das eleições, depoimento para o guia eleitoral de Humberto Costa. Ainda não foi decidido se ela irá ao Recife. Antes, a hipótese nem sequer existia. Agora, com a movimentação do PSB de lançar candidatura própria em capitais onde era aliado antigo do PT, aumentam as chances de participação efetiva e presencial da presidente na campanha. Lula já acertou com o senador petista sua ida ao Recife. Ele só não participará se houver alguma recomendação médica. Durante a convenção, foi exibido um vídeo em que o ex-presidente deixava claro que o apoio a Humberto será bastante incisivo.

No início da semana, o senador também bateu o martelo em torno da presença do governador de Sergipe, Marcelo Déda (PT). A ideia é levar para o Recife o modelo de ciclovia utilizado em Aracaju. Um dos principais temas da campanha na capital pernambucana será a mobilidade urbana.

O presidente estadual do PT, deputado federal Pedro Eugênio, afirmou que a convocação dos ministros é uma estratégia "natural". "Nosso candidato iniciou essa movimentação. Nada mais natural. Humberto é um nome nacional do nosso partido. Já foi ministro e é senador da República. O Recife faz parte da estratégia nacional do PT." O parlamentar se mostrou bastante otimista em relação à adesão da presidente Dilma. "Pelo que tenho escutado, ela deve participar da campanha, sim. É bom lembrar que ela é do PT."

Interior

O PSB reafirmou a estratégia de desvincular a campanha municipal no Recife em relação ao plano nacional. Mas o partido salientou que vai bater na tecla de que a sigla, liderada por Eduardo Campos, caminha junto e tem afinidades com as políticas desenvolvidas pela presidente Dilma e pelo ex-presidente Lula. Em várias peças publicitárias de candidatos à prefeitura de municípios do interior de Pernambuco, a imagem de Eduardo aparece ao lado de Lula e Dilma. No início do mês, o governador participou de um jantar com a presidente para ressaltar o apoio do partido caso ela decida disputar a reeleição para o Planalto em 2014.

Na manhã de ontem, durante encontro com representantes locais e nacionais da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Humberto disse que ainda tentará uma reaproximação com o prefeito do Recife, João da Costa, impedido de disputar a reeleição após o turbulento processo de intervenção da Executiva Nacional do PT no Recife. "É importante que o partido esteja unido. Já tivemos algumas conversas com o prefeito, mas estamos tocando a campanha, e vamos continuar assim. Queremos que ele venha, mas se isso não acontecer, não vamos parar", declarou o senador.

Atrito com estudantes em SP

O vereador Antonio Donato (PT-SP), coordenador da campanha de Fernando Haddad, candidato petista à prefeitura de São Paulo, chamou ontem de "fascistas" os universitários que, na quarta-feira, hostilizaram o ex-ministro da Educação durante uma caminhada no centro de São Paulo. "Usando de um expediente tipicamente fascista, quatro jovens tucanos passaram-se por estudantes para protestar contra a greve nas universidades federais, como se estivessem mesmo preocupados com essa paralisação", acusou Donato, em texto publicado no site do diretório municipal do PT. Haddad foi cercado por manifestantes, que cobraram a intervenção do ex-ministro na negociação do governo com os grevistas, parados há 60 dias.

FONTE: CORREIO BRAZILIENSE

Nenhum comentário: