quarta-feira, 25 de julho de 2012

Advogado de Genoino critica Jefferson

Para representante do ex-presidente do PT, acusação contra Lula é "palhaçada"

Sérgio Roxo

SÃO PAULO . O advogado do ex-presidente do PT José Genoino, Luiz Fernando Pacheco, classificou como "palhaçada" as declarações da defesa do presidente do PTB, Roberto Jefferson, de que vai centrar fogo no ex-presidente Lula durante o julgamento do mensalão no Supremo Tribunal Federal (STF).

- Dou risada. Vejo como mais uma palhaçada do Roberto Jefferson, que é um boquirroto (falastrão) - afirmou Pacheco. - Ele procura tirar o foco e a atenção da sociedade e da imprensa. Ele não tem como não ser condenado.

Para Pacheco, Jefferson se vale do mesmo artifício que usou quando denunciou, em 2005, a existência de um esquema de pagamento de mesada para que deputados votassem a favor do governo, apelidado por ele de mensalão. Na época, o então deputado federal era acusado de envolvimento em casos de corrupção nos Correios.

- Ele se viu afundando na lama da própria vida e criou essa história, criou esse termo "mensalão". Não houve um repasse para ajustes de campanha que coincidiu com as votações. Criou essa farsa para encobrir o que de fato ficou esquecido, que era a corrupção, os tentáculos dele dentro dos Correios.

Apesar dos ataques a Jefferson, Pacheco não pretende criticá-lo durante o julgamento, "até por respeito ao fato de ele estar enfrentando uma doença grave", referindo-se ao tumor no pâncreas descoberto recentemente. Em 2011, quando apresentou as alegações finais da defesa, o advogado chamou o presidente do PTB de "pai da mentira" e "verdadeiro bufão".

- Vou tentar me referir minimamente ao Roberto Jefferson. As pessoas sabem, pela postura e pelo palavreado (de Jefferson), quem ele é. Farei uma menção ou outra, sem adjetivação, e dentro do estritamente necessário.

O advogado de Genoino afirmou que fará uma defesa "minimalista" e usará pouco mais de metade dos 60 minutos que terá para falar diante dos ministros.

- Destacarei apenas os principais pontos da defesa.

Um dos pontos será afirmar que Genoino confiou no então tesoureiro do partido, Delúbio Soares, ao assinar os empréstimos junto aos bancos Rural e BMG.

- O partido tinha problemas nas contas, e o Delúbio apareceu com aquilo que ele considerou a solução do problema. Evidentemente que o presidente do partido, em prestígio ao tesoureiro do partido, que foi eleito, aceita.

Genoino é acusado pelos crimes de corrupção ativa e formação de quadrilha.

O advogado do ex-presidente do PT sustenta, porém, que Delúbio também deve ser inocentado porque não há irregularidades nos empréstimos feitos pelos bancos ao partido.

FONTE: O GLOBO

Nenhum comentário: