sábado, 30 de junho de 2012

Petistas temem voo solo de Campos

Setores do partido veem proximidade do governador com PSD de Kassab

Fernanda Krakovics

BRASÍLIA. Com as vitórias do PSD de Gilberto Kassab no Supremo Tribunal Federal (STF) e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), esta semana, cresce a desconfiança de setores do PT em relação ao voo próprio do presidente do PSB, governador Eduardo Campos (PE), a despeito do encontro amistoso e sorridente dele com Lula, anteontem, em São Paulo.

Campos é aliado de primeira hora de Kassab na criação do novo partido, o PSD, que ganhou na Justiça o direito a tempo de propaganda gratuita de TV e rádio nas eleições e acesso aos recursos do Fundo Partidário proporcional ao tamanho da sua bancada de deputados, que já é a quarta maior da Câmara.

Apesar de Campos ter garantido ao ex-presidente Lula que apoiará a reeleição de Dilma em 2014, a avaliação interna no PT é que ele ficará com um pé em cada canoa até a véspera da próxima eleição presidencial. Os petistas até acreditam que o governador de Pernambuco está construindo um projeto próprio mirando em 2018. Mas acham que, dependendo da conjuntura política, ele pode antecipar seus planos de se lançar candidato à Presidência da República, neste caso já em 2014. No mínimo, ele chegará à disputa com um grande poder de barganha.

O PSB rompeu a aliança com o PT em Recife e em Fortaleza, para as eleições municipais deste ano, e terá candidatos próprios nessas capitais. Antes da conversa com Campos, anteontem, Lula disse a pessoas próximas que o presidente nacional do PSB não estava cumprindo o combinado.

Anteontem, no encontro com Lula, o presidente do PSB afastou a hipótese de lançar candidatura própria em 2014, e garantiu a manutenção do partido na base aliada da presidente Dilma. Campos minimizou o desgaste com o PT em Recife.

FONTE: O GLOBO

Nenhum comentário: