quarta-feira, 6 de junho de 2012

PDT e PTB se unem em BH

Bertha Maakaroun

Para reforçar a chapa de candidatos a vereador, o PDT e o PTB terão candidatura própria à Prefeitura de Belo Horizonte e não descartam a possibilidade inclusive de uma composição. A informação é do deputado estadual Sargento Rodrigues (PDT), presidente municipal da legenda. "O fundamental é evitarmos perder representação", diz ele, em referência ao fato de o PDT ter conquistado duas cadeiras nas eleições passadas, assim como o PTB. "As chapas dos dois partidos são muito parecidas. Se houver a coligação, poderemos eleger mais vereadores nas sobras", afirmou.

No sistema proporcional misto, como o brasileiro, depois de calculado o quociente eleitoral – mínimo necessário para que um partido ou coligação eleja um candidato – são calculadas sucessivas médias para a distribuição das chamadas sobras. "Queremos encontrar alternativa, saída. O PDT montará a candidatura própria a prefeito, pois uma das preocupações é o fortalecimento do partido na Câmara", afirma o deputado. Além do próprio Sargento Rodrigues, outro possível nome da legenda para concorrer à PBH é o do ex-deputado Mário Heringer, presidente estadual do partido.

No PTB, está confirmada a candidatura do deputado federal Eros Biondini à Prefeitura. A presidente municipal do partido, vereadora Elaine Matozinhos (PTB), admite que os termos da composição com o PDT são pragmáticos. "A questão é matemática. Em que situações perderemos menos. Essa é a natureza do estudo que estamos fazendo", afirmou. PR, PDT e PTB se reuniram ontem. Outros nove partidos pequenos estiveram representados no fórum que segundo eles tem o objetivo de "desbancar os grandes".

FONTE: ESTADO DE MINAS

Nenhum comentário: