terça-feira, 26 de junho de 2012

Maluf: "Perto do PT hoje, sou comunista"

No dia em que o PC do B anunciou apoio a Fernando Haddad (PT), o deputado federal Paulo Maluf disse que não se oporá se o vice da chapa for comunista: "O PT se comportou à direita de Paulo Maluf. Eu, perto do PT hoje, sou comunista."

"O PT se comportou à direita de Maluf"

Deputado diz que Erundina deixou de ser vice de Haddad por "ciúmes"

Sérgio Roxo

SÃO PAULO . No dia em que o PCdoB anunciou apoio à candidatura petista de Fernando Haddad, o deputado federal Paulo Maluf, presidente do PP em São Paulo e integrante da aliança, disse que seu partido não está participando das discussões para a escolha do vice na chapa. Ele afirmou também que não se oporia se o companheiro de Haddad fosse um comunista.

- O governo do PT quando tomou posse em 2003 veio sob dúvidas de como iria se comportar ideologicamente. E eu quero dizer em alto e bom tom que o PT se comportou à direita de Paulo Maluf. Eu perto do PT hoje sou comunista. Eles defenderam mais do que eu as multinacionais e os banqueiros.

Maluf comentou também as críticas que recebeu da deputada Luiza Erundina, que desistiu de ser a vice de Haddad.

- Ela tomou uma decisão, segundo os jornais, por ciúmes, não por motivos políticos. Segundo os jornais, ela ficou enciumada que o Lula não foi à convenção (ato de apoio do PSB ao PT) dela e foi à minha casa - afirmou Maluf, ontem, durante convenção do PP.

Erundina abandonou a chapa do PT porque o ato de apoio do PP foi realizado na casa de Maluf com a presença de Haddad e de Lula. A deputada socialista chamou o líder do PP de "nefasto".

Maluf negou que tenha exigido a presença de Lula em sua casa para fechar a aliança.

- Quem pode exigir alguma coisa de um presidente da República? Quando o presidente da República vai à casa de alguém, vai porque quer.

Para Maluf, a visita de Lula, não poderia deixar de ser registrada.

- Se lá estavam duas dúzias de fotógrafos, não tinha razão nenhuma para, na saída, não tirar a foto. Seria muito pior se escondessem a foto. Se ele for de novo, eu tiro dez vezes.

Lula não se arrepende "nem um pouco" de foto com Maluf

O anúncio do apoio dos comunistas a Haddad também contou com a presença de Lula, que, como Maluf, também exigiram o encontro com o líder petista para selar a aliança. Mesmo com dificuldade para falar por causa dos efeitos do tratamento contra o câncer na laringe, Lula discursou por 20 minutos e, de forma indireta, tentou explicar a motivação da aliança com Maluf. Lembrou da escolha de José de Alencar, um empresário, para seu vice na eleição de 2002.

- Se eu ficasse na oposição gritando, eu jamais conseguiria realizar o que nós realizamos.

Na saída, foi perguntado se estava arrependido de ter posado para foto com Maluf e disse:

- Não. Nem um pouco.

Lula anunciou, no discurso, que a partir de julho vai se engajar de cabeça na campanha de Haddad, porque estará com voz totalmente recuperada e com os movimentos da perna esquerda restabelecidos. Seu plano é ir a comícios na periferia e aparecer no horário eleitoral.

- Logo estarei batendo falta e fazendo gol. Se for necessário, morderei a canela dos adversários para que Fernando Haddad possa ser prefeito de São Paulo.

Com a adesão do PCdoB, Haddad já conta, além do PT, com outras três legendas em sua chapa. O nome mais cotado para ser vice de Haddad é o da presidente estadual do PCdoB, Nádia Campeão, que foi secretária municipal de esportes na gestão de Marta Suplicy.

FONTE: O GLOBO

Nenhum comentário: