sábado, 30 de junho de 2012

Em Porto Alegre, PSD deve dar mais dois minutos a Manuela na TV

Legenda obteve na Justiça direito de ampliar tempo de propaganda e recursos do fundo partidário

Juliana Bublitz

Uma sigla com sotaque paulista, que até o ano passado era classificada como uma aposta de risco, tornará mais acirrada a briga pela prefeitura de Porto Alegre no rádio e na TV. Com aval do Supremo Tribunal Federal (STF), o Partido Social Democrático (PSD) terá direito a pelo menos 2 minutos de propaganda partidária, que serão transferidos à candidata Manuela D"Ávila (PC do B).

A parlamentar será contemplada porque conta com o apoio do PSD, fundado no ano passado pelo prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab. Em contrapartida, o principal adversário da comunista, o prefeito José Fortunati (PDT), deverá perder quase 60 segundos de exposição.

Por lei, a divisão do tempo se dá da seguinte forma: um terço é repartido igualitariamente e o resto é rateado entre as legendas que tenham conseguido eleger deputados federais no pleito anterior. Como o PSD não concorreu em 2010, havia ficado de fora dessa conta.

Ontem, porém, o STF decidiu que partidos fundados depois da última eleição terão, sim, o direito de participar do rateio. A alteração foi comemorada pelo PSD, que também ampliará a participação no fundo partidário – passando dos atuais R$ 40 mil por mês para cerca de R$ 1 milhão. Em Porto Alegre, as novidades causaram burburinho.

Até então, Fortunati tinha, disparado, a maior cronometragem. Aliados chegaram a projetar 11 minutos, um latifúndio em comparação às estimativas iniciais de Manuela e do candidato Adão Villaverde (PT). Ambos chegaram a somar menos da metade do tempo do pedetista.

Com a reviravolta, a disputa será mais equilibrada. Se as projeções se confirmarem, Fortunati ficará com pouco mais de nove minutos. No caso de Villaverde, não houve mudanças. Embora o petista conteste os cálculos e garanta que poderá ultrapassar os sete minutos, a tendência é que ele e a comunista fiquem com cerca de seis minutos cada.

– Estamos satisfeitos com o resultado. Sabemos que TV não é tudo, mas acreditamos que isso vai ajudar – disse o vereador Nelcir Tessaro (PSD), candidato a vice da comunista.

Fortunati deverá perder espaço para Manuela

Como o PSD é composto por dissidentes do DEM, do PSDB e do PPS, esses três partidos sofrerão reduções. É por isso que Fortunati, apoiado pelo DEM e pelo PPS, será o mais atingido. Ainda assim, seu candidato a vice, vereador Sebastião Melo (PMDB), evitou entrar na polêmica ontem:

– Continuamos com um tempo muito bom. Vamos conseguir mostrar o que queremos.

No caso dos tucanos, o candidato Wambert Di Lorenzo sofrerá um corte mínimo – estimado em não mais do que alguns segundos. Ele garante que isso não será problema:

– Vou correr por fora.

A definição oficial do tempo de cada chapa deve ser divulgada pela Justiça Eleitoral apenas no fim de julho. Até lá, as especulações devem continuar.

FONTE: ZERO HORA (RS)

Nenhum comentário: