quarta-feira, 13 de junho de 2012

Em Porto Alegre, PP evita confronto com senadora

Juliana Bublitz

Um dia após o partido decidir pelo apoio a José Fortunati, Ana Amélia anunciou que subirá no palanque de Manuela D"Ávila

Insatisfeita com a decisão do PP de Porto Alegre de apoiar a candidatura do prefeito José Fortunati (PDT) à reeleição, a senadora Ana Amélia Lemos confirmou ontem o que os colegas de sigla temiam: ela está decidida a subir no palanque da principal adversária de Fortunati, a deputada federal Manuela D"Ávila (PC do B). Mesmo contrariados, correligionários evitam condenar a dissidência por receio de que a parlamentar abandone a legenda – e, de quebra, o sonho do PP de voltar ao Palácio Piratini.

O ato de rebeldia desencadeou uma resignação silenciosa. Em público, ninguém quer se indispor com a jornalista, que só em Porto Alegre recebeu 400 mil votos e passou a gozar de um prestígio ímpar – a ponto de ser considerada a principal aposta do PP para as eleições ao governo.

– Estamos pisando em ovos, porque qualquer palavra que dissermos pode ser mal interpretada. Ninguém quer se desentender com a senadora – afirma um integrante do diretório municipal.

Nos bastidores, porém, a afronta causou mais do que desconforto. A senadora já tinha prometido, antes da votação de segunda-feira, quando foi selada a parceria com Fortunati, que seguiria firme no propósito de apoiar Manuela. Mesmo em caso de derrota.

Horas depois do resultado, cumpriu o prometido. Pelo Twitter, respondeu mensagens de apoio com frases como "já estou em campanha" e "Manuela prefeita". Alfinetou a ala conservadora do PP, criticando o "fisiologismo" da "velha política". Na tarde de ontem, foi além: garantiu que participará de comícios e atos públicos da comunista por considerar o melhor para a cidade (leia a entrevista abaixo).

– A verdade é que a senadora tentou atropelar todo mundo e agora não admite que perdeu a briga. O clima está péssimo – conta um membro do partido na Capital.

Para dirigente, partido terá de administrar divergências

As declarações deixaram os líderes do PP em uma saia justa. Presidente da sigla em Porto Alegre, Tarso Boelter tentou amenizar o mal-estar, argumentando que "o partido respeita opiniões diferentes". O vereador Kevin Krieger, vice-presidente, também se esquivou da polêmica:

– Eu seguiria a decisão do partido, mas respeito a posição da senadora. Quem sou eu para criticá-la?

Por enquanto, apesar do burburinho, o PP descarta qualquer possibilidade de sanção a Ana Amélia. Amigo pessoal da senadora, o presidente estadual do PP, Celso Bernardi, entende que o partido terá de "administrar as divergências". E ponto.

– A participação de Ana Amélia trouxe grandes vantagens ao partido. O PP ganhou espaço e visibilidade, e isso ninguém pode negar – destacou Bernardi.

FONTE: ZERO HORA (RS)

Nenhum comentário: