quarta-feira, 20 de junho de 2012

Em Porto Alegre, candidato de Yeda ameaça tirar Marchezan do páreo

Partido será última legenda de expressão nacional a definir sua candidatura em Porto Alegre

Juliana Bublitz

Rachado e fragilizado por embates internos, o PSDB será o último partido de relevância nacional a definir seu candidato à prefeitura de Porto Alegre. Marcada para domingo, a convenção da sigla na Capital acirra ânimos e promete dividir os 129 membros com poder de voto. No meio da briga, está a ex-governadora Yeda Crusius.

Desde o início do ano, em função das rusgas, o PSDB patina para emplacar uma candidatura. A indecisão levou o DEM, que chegou a declarar apoio aos tucanos, a integrar a chapa do prefeito José Fortunati (PDT).

Na origem da crise, está a guerra declarada entre os dois pré-candidatos, o professor Wambert Di Lorenzo, apoiado por Yeda, e o deputado Nelson Marchezan Jr., que se diz perseguido pela ex-governadora.

– Virou um briga pessoal. Duvido muito que os derrotados se rendam aos vencedores, e isso inevitavelmente vai acabar enfraquecendo o partido – lamenta o presidente do diretório municipal Mario Manfro.

Nos bastidores, a rixa entre os dois grupos vêm ganhando mais expressão do que a campanha para a prefeitura. Os apoiadores de Marchezan acusam Yeda – possível candidata a deputada federal em 2014 – de estar usando Wambert para enfraquecer o parlamentar. Com isso, ele teria a visibilidade reduzida junto ao eleitorado.

– No fundo, ela quer deixar o caminho livre para se eleger em 2014 – diz um integrante do diretório municipal.

Indignados, os aliados de Wambert rejeitam a hipótese e garantem que o escolhido, filiado há 22 anos à legenda, não é um mero fantoche.

– A candidatura foi indicada pelo Movimento Franco Montoro, que nasceu no PSDB gaúcho. Ele está longe de ser uma marionete. Tem brilho próprio – destaca o secretário-geral da Juventude do PSDB, Ramiro Rosário.

Em viagem, Yeda não foi localizada para comentar o assunto, mas já havia contestado o papel de suposta mentora da candidatura de Wambert. A negativa, porém, não convence Marchezan, que diz estar preparado para enfrentar a oposição. Apesar disso, seus apoiadores temem uma derrota.

– Não temos dúvidas de que o deputado é o mais indicado para a vaga e o mais preparado, mas parece que, infelizmente, essa opinião é minoritária – avalia o vereador Luiz Braz.

FONTE: ZERO HORA (RS)

Nenhum comentário: