quarta-feira, 27 de junho de 2012

Em Niterói, Jorge Roberto Silveira desiste de concorrer à reeleição

Segundo o prefeito de Niterói, motivo principal foi promessa feita à família que pesou bastante na hora sobre a decisão de não disputar mais uma vez a Prefeitura da cidade

Soraya Batista

O prefeito de Niterói, Jorge Roberto Silveira, anunciou na última terça-feira oficialmente a sua desistência da disputa pela sucessão municipal. Em um discurso emocionado, o prefeito falou sobre as dificuldades de sua gestão, a pressão depois da tragédia do Morro do Bumba e os motivos de ordem pessoal para a sua saída. O novo pré-candidato à prefeitura será escolhido hoje, às 16 horas, em uma reunião na sede municipal do PPS.

No início da convenção, o deputado estadual Felipe Peixoto afirmou que o PDT “é a única força política de Niterói com várias possibilidade de escolhas” de candidatos e também afirmou que tem um “carinho especial” pelo deputado Comte Bittencourt (PPS). Ele pediu então aos pedetistas presentes que delegassem para Jorge o poder de decidir quem será o pré-candidato, sugestão que foi aceita.

Em seu discurso, o prefeito afirmou que, quando o PDT assumiu pela primeira vez a prefeitura, “Niterói estava esburacada, suja, desmoralizada e sem esperança” e que o partido “criou a autoestima do povo de Niterói”.

Ele também falou sobre as dificuldades de seu último mandato, da dívida que supostamente a prefeitura tinha contraído na gestão anterior, da ineficiência da Lei de Responsabilidade Fiscal e da pressão sofrida pelo governo após o deslizamento do Morro do Bumba, em 2010.

Jorge Roberto lembrou a sua doença e as perdas que o partido sofreu com as mortes do ex-prefeito e ex-deputado João Sampaio, de Eva Ramos e de Adhemar Reis, seu subsecretário de Transportes. Ele também contou que tinha prometido à sua família que esse seria o seu último mandato e que não poderia pedir mais sacrifícios a ela.

O prefeito também frisou que o partido precisa defender Niterói e destacou a importância do deputado Comte Bittencourt como um aliado fiel de quase 20 anos e do deputado Felipe Peixoto, que, segundo ele, é a “maior vocação política da cidade nos últimos 30 anos”. Depois, emocionado, ele revelou sua decisão sobre a reeleição.

“Chegou a minha hora de me despedir na questão da prefeitura. Acho que tudo na vida é um ciclo e estou terminando o meu ciclo. Um ciclo vitorioso apesar de todas as dificuldades que enfrentamos. Nós escrevemos juntos uma biografia muito importante, avançamos em coisas que pouquíssimos municípios fizeram. Quero dizer que nós vamos bater esse martelo amanhã. E posso dizer que Niterói vai marchar para uma nova etapa, um novo ciclo. Confiem em mim”, finalizou o prefeito Jorge Roberto.

Reunião com a base

Logo após anunciar sua desistência à candidatura, o prefeito Jorge Roberto Silveira, ao lado do seu chefe de Gabinete, Hamilton Pitanga, saiu da sede do partido sendo fotografado e tietado por militantes do PDT e também de partidos aliados.

Jorge Roberto, segundo Pitanga, teve em seguida uma reunião sigilosa. Os nomes dos que estavam presentes no encontro não foram revelados.

Logo depois, ele partiu para um restaurante em Charitas, Zona Sul de Niterói.Em mesas reservadas, Jorge Roberto Silveira se encontrou com os vereadores da base de sustentação de seu governo e confirmou a reunião com os aliados hoje, às 16h, na sede do PPS.

Segundo o prefeito, a conversa no restaurante girou em torno do atual “quadro político” da cidade.

Por telefone, o deputado estadual Felipe Peixoto, questionado sobre a possibilidade de ser anunciado hoje pelo prefeito como vice na chapa encabeçada por Comte, disse que “estava junto para o que der e vier”.

Comte Bittencourt, também por telefone, preferiu não revelar nem opinar sobre quem deverá ser o candidato da coligação à prefeitura.

“Vamos aguardar. Amanhã (hoje) será anunciado”, afirmou.

Estavam presentes no restaurante os 15 vereadores, que compõem a base do governo. Todos afirmaram que aguardam, com ansiedade, as definições que deverão ser anunciadas hoje.

FONTE: O FLUMINENSE

Nenhum comentário: