terça-feira, 5 de junho de 2012

Eleições em Recife - resultado do PT deve sair apenas amanhã

Direção nacional se reúne hoje para definir o candidato a prefeito do Recife. Como decisão só será tomada tarde da noite, divulgação pode ser adiada.

João da Costa x Humberto

PT x PT. Cúpula nacional do partido decide hoje, em São Paulo, quem será o candidato a prefeito no Recife, se o atual gestor ou o senador

Gilvan Oliveira

Seis dias de expectativa, desde a renúncia do deputado federal Maurício Rands à sua pré-candidatura, na semana passada, e finalmente para hoje é aguardada a decisão da Comissão Executiva Nacional do PT sobre quem será o postulante do partido à Prefeitura do Recife. Essa decisão é aguardada por aliados da Frente Popular e até por adversários, porque todos estão condicionando seus movimentos à decisão petista. O prefeito João da Costa embarcou ontem para São Paulo, onde a Executiva se reúne, para acompanhar a reunião do colegiado. E o senador Humberto Costa, preferido da cúpula petista para ir à disputa, sinalizou que também deve ir à capital paulista para o encontro.

Mesmo com toda a expectativa gerada em torno dessa decisão, a assessoria do presidente nacional do partido, Rui Falcão, informou que ele só vai falar com a imprensa amanhã, às 15h, sobre a decisão. Justificou que o encontro, a portas fechadas, só deve começar no início da noite e terminaria tarde, o que o impediria de emitir um anúncio oficial em razão do horário.

A assessoria de Rui Falcão informou também que o partido está convocando todos os 20 membros do colegiado, que são de diversos Estados, para participarem da reunião devido à gravidade do caso Recife. No julgamento que redundou na anulação da prévia petista, ocorrido no último dia 24 e ganha por João da Costa, apenas 12 integrantes estavam presentes.

Na reunião, os integrantes da Comissão Executiva, presidida por Rui Falcão, terão que decidir se homologam a candidatura à reeleição do prefeito ou se indicam Humberto Costa como prefeiturável petista. O senador é da corrente interna Construindo um Novo Brasil (CNB) e tem a preferência da direção nacional para encabeçar a chapa. Além disso, 11 dos 20 membros da Comissão Executiva pertencem à CNB.

Humberto esteve ontem na capital paulista e, em rápido contato telefônico com a reportagem, informou que estava retornando a Brasília. Mas sinalizou que deverá voltar a São Paulo hoje. O senador, porém, manteve sua postura de não falar sobre o imbróglio do PT. Ele vem cultivando esse silêncio desde o último dia 20, data da realização da prévia petista.

FONTE: JORNAL DO COMMERCIO (PE)

Nenhum comentário: