segunda-feira, 25 de junho de 2012

Dia D para a candidatura do PT no Recife

Diretório nacional avalia hoje recurso de João da Costa, que pode se licenciar do partido.

João da Costa estuda se licenciar do PT

Prefeito tenta hoje o que pode ser a última cartada para tentar disputar a reeleição. Em caso de derrota, ele deve se licenciar do partido por tempo indeterminado

Bruna Serra

Preparado para o que deve ser sua última cartada na tentativa de conseguir viabilizar-se em seu partido como candidato à reeleição, o prefeito João da Costa chega hoje a Brasília para participar da reunião do Diretório nacional petista ciente de que são mínimas as chances de ser revertida a decisão da Executiva nacional, promulgada no dia 5 de junho, que nomeou o senador Humberto Costa como pré-candidato do partido às eleições municipais de outubro.

Ao contrário do que defendem alguns aliados mais radicais e até a própria base partidária, que vem respaldando a briga interna do prefeito, João da Costa não pretende recorrer à Justiça Eleitoral pelo direito ser candidato à reeleição. Mas também não deixará passar em brancas nuvens todo o desgaste a que foi submetido durante todos os seus quase quatro anos de gestão. A fim de manter distância do palanque de Humberto, o prefeito deverá se licenciar do PT por tempo indeterminado.

Assim, João da Costa não estará mais regido pelo estatuto partidário, o que o deixará à vontade para cuidar dos últimos meses de gestão e, principalmente, cruzar os braços quando o assunto for campanha eleitoral. Além disso, se ficar insatisfeito com a forma pela qual sua gestão será levada ao programa eleitoral de rádio e televisão, ele poderá, inclusive, subir no palanque adversário.

Ou seja, alguns dos capítulos mais dramáticos da novela que vive hoje o PT pernambucano ainda podem estar por vir, quando o juiz (eleitoral) apitar o início do jogo. Como disseram alguns comandantes nacionais do PT, a exemplo do próprio presidente nacional, Rui Falcão, por ser um militante histórico e orgânico no partido é que o prefeito não buscará levar a briga para fora das instâncias partidárias. Para quem pensou que fosse simples lhe tirar do jogo eleitoral, João da Costa está disposto a fazer, até o último dia de campanha, o PT se arrepender de ter lhe tirado da partida.

Decisão

A reunião de hoje do Diretório nacional petista que – ao menos na instância partidária – deve alijar de uma vez por todas João da Costa da disputa no Recife está prevista para começar às 10h. Diferentemente do que estava inicialmente previsto, o prefeito deve ter o direito de usar a palavra no encontro, mas não deve conseguir mudar sua situação. O colegiado que integra o Diretório é formado por 84 membros, mas é improvável que todos participem da reunião.

FONTE: JORNAL DO COMMERCIO (PE)

Nenhum comentário: