quarta-feira, 13 de junho de 2012

Aliança PDT-PPS racha em Niterói

Lupi desagradou a aliados ao anunciar que Jorge Roberto não seria candidato

Renato Onofre

O deputado estadual Comte Bittencourt (PPS) deixou claro ontem que a aliança de duas décadas com o PDT do prefeito de Niterói, Jorge Roberto Silveira, azedou. Ex-secretário municipal de Governo, Comte anunciou que, por enquanto, não pretende participar do processo eleitoral na cidade e criticou a condução política feita pelo ex-ministro do Trabalho e presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, que insiste numa candidatura pedetista.

É o ápice de uma briga política iniciada em maio, depois que o prefeito pediu a Comte e ao deputado estadual Felipe Peixoto (PDT) que se afastassem de suas funções nos Executivos municipal e estadual, respectivamente, para servirem de opção, caso ele desista de concorrer à reeleição. Desde então, a base aliada, composta por 11 partidos e encabeçada nos últimos 20 anos pela dobradinha PDT-PPS, dividiu-se.

Lupi veio a público confirmar que Jorge Roberto não seria candidato e que o PDT não abriria mão de indicar o candidato a prefeito. Essa imposição de Lupi rachou a base do prefeito.

- Se não for o Jorge Roberto Silveira, não há unidade. Não coloquei meu nome neste processo de sucessão por vontade própria. Fiz a pedido do prefeito. Mas o que estamos vendo é um partido que não entendeu que esse processo político é maior. Vetaram meu nome. Eles agora que se entendam - disse Comte.

O anúncio ainda afetou a relação do PDT com o PP, que não vai apoiar a possível candidatura de Peixoto. PPS e PP esperam uma decisão do prefeito sobre a questão.

FONTE: O GLOBO

Nenhum comentário: