sábado, 19 de maio de 2012

PSDB e PPS pedem ação contra ministro

BRASÍLIA – o PSDB do Senado e o PPS da Câmara pediram ontem à Comissão de Ética Pública da Presidência para abrir mais um processo administrativo contra o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel. Os requerimentos se baseiam na denúncia de que o ministro teria utilizado avião de um empresário para fazer trecho de viagem com comitiva da Presidência na Europa, em outubro de 2011. Os partidos questionam se o ministro descumpriu as normas éticas impostas pela Presidência e se houve quebra de decoro. Em nota, Pimentel se defendeu das acusações.

O Ministério afirmou que a comissão foi consultada sobre a viagem e que o deslocamento foi feito em avião particular “em virtude da impossibilidade de chegar à Roma a tempo de sua palestra”, e que “não houve remuneração de qualquer tipo, nem o pagamento de nenhuma outra despesa por parte dos organizadores”.

Segundo a denúncia, divulgada inicialmente pelo Portal Terra, Pimentel integrava a comitiva oficial da presidente Dilma Rousseff, em sua viagem à Bulgária, e utilizou um avião fretado pelo empresário João Dória Júnior para ir de onde estava com a comitiva presidencial até a Itália, com o propósito de participar de um encontro com empresários brasileiros e italianos.

Para o PSDB, Pimentel descumpriu o artigo 7º do Código de Conduta da Alta Administração Federal, que proíbe a autoridade de “receber transporte, hospedagem ou quaisquer favores de particulares de forma a permitir situação que possa gerar dúvida sobre a sua probidade ou honorabilidade”.

FONTE: JORNAL DO COMMERCIO (PE)

Nenhum comentário: