segunda-feira, 7 de maio de 2012

Preservada, a 'velha' poupança será raridade

SÃO PAULO - A antiga poupança, cujos depósitos foram feitos até quinta-feira, deverá se tornar nos próximos anos uma raridade de altíssimo rendimento, segundo consultores.

Com os juros em queda nos próximos meses, pouquíssimas aplicações de baixo risco conseguirão render mais do que o ganho líquido preservado, indefinidamente, de 6,17% mais TR, da caderneta.

Os fundos DI, de renda fixa e de curto prazo, por exemplo, têm rendimento líquido médio previsto de 5,83% daqui um ano, segundo a consultoria Comdinheiro.

"Todos se esquecem de falar que a poupança antiga é matadora. Quem tem dinheiro lá deve evitar ao máximo sacar. Os juros vão cair mais; e a poupança antiga é o melhor cenário", disse o consultor de investimentos Luiz Calado.

"A poupança antiga ficou imbatível em todos os cenários", disse Miguel Oliveira, vice-presidente da Anefac, associação de executivos financeiros.

De acordo com o Banco Central, há cerca de R$ 429 bilhões na "velha" poupança. São 98 milhões de poupadores, sendo 98% deles com saldos de até R$ 50 mil.

Fonte: Folha de S. Paulo

Nenhum comentário: