domingo, 27 de maio de 2012

PPS condena postura mafiosa de Lula para barrar julgamento do mensalão

Foto: Tuca Pinheiro

Para os dirigentes da legenda,"chantagem" envergonha a República

Por: Nadja Rocha

O líder do PPS na Câmara, deputado Rubens Bueno (PR), disse que a sociedade brasileira deve estar “estarrecida”, ao saber que o ex-presidente Lula usa de práticas mafiosas para tentar adiar julgamento do mensalão no STF (Supremo Tribunal Federal). De acordo com a reportagem de Veja, publicada neste sábado (26), em encontro com Gilmar Mendes, em abril passado, Lula teria tentado convencer o ministro da “inconveniência” de o Supremo julgar os mensaleiros este ano.

Segundo a revista, o ex-presidente da República teria feito referência a um suposto encontro de Gilmar Mendes, durante viagem à Alemanha, com o senador Demóstenes Torres (ex-DEM-Goiás), que está sendo investigado pelo Conselho de Ética por suas ligações com Cachoeira.

“É estarrecedor ver Lula posando de chefão de quadrilha (do mensalão) para chantagear um ministro da mais alta corte do país”, criticou Bueno.

Em troca do apoio, Mendes contaria com blindagem dos governistas na CPMI que investiga as relações do bicheiro Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira, com políticos e empresários.O encontro aconteceu em 26 de abril no escritório de Nelson Jobim, ex-ministro do governo Lula e ex-integrante do Supremo. Na conversa, o ex-presidente teria deixado transparecer que exerce o controle sobre outros ministros, inclusive Carlos Toffoli, que foi advogado do PT e chefiou a Advocacia da União na sua gestão.

Governo corrupto

Rubens Bueno disse que a reportagem mostra que o ex-presidente da República é o mentor de todas as articulações para que o crime do escândalo dos mensaleiros não seja julgado pelo STF. “Ele teme passar para história como um governo corrupto, que pagava sua base aliada para ter apoio no Congresso Nacional”, criticou.

Chantagem

O presidente nacional do PPS, deputado Roberto Freire (SP),a denúncia de intimidação ao ministro Gilmar Mendes é uma das páginas “mais tristes” da história da República protagonizada pelo PT. “Primeiro foi o mensalão, que eles tentam dizer que não existiu. Agora, aparece o Lula chantageando o Supremo”, afirmou.

Freire classificou de “bazófia” a afirmação de Lula de que teria controle da CPMI do Cachoeira. “Isso é típico da postura pouco recomendável do ex-presidente. É difícil imaginar que a comissão admita ser marionete de quem quer que seja. Isso é bazófia”, condenou.

FONTE: PORTAL DO PPS

Nenhum comentário: