segunda-feira, 7 de maio de 2012

Oposição tentará convocar novo presidente da Delta

Carlos Alberto Verdini, que assumiu cargo após afastamento de Cavendish, deverá falar sobre ligação com empregado de Cachoeira

BRASÍLIA. A oposição quer ampliar as investigações da CPI do Cachoeira sobre a construtora Delta. O PPS informou ontem que vai propor a convocação do novo presidente da empreiteira, Carlos Alberto Verdini, que assumiu depois do afastamento de Fernando Cavendish do cargo.

Na quinta-feira passada, a CPI marcou para o fim de maio o depoimento de Claudio Abreu, ex-diretor da Delta no Centro-Oeste que tinha relacionamento direto com o bicheiro Carlos Cachoeira, preso em Brasília. O PPS quer que Verdini explique a situação financeira da empresa e as negociações sobre sua venda. Nesta semana, O GLOBO revelou que a Delta está sendo vendida para a J&F Holding, que controla o frigorífico JBS.

Além disso, como integrante da CPI, o líder do PPS na Câmara, o deputado Rubens Bueno (PR), pretende que Verdini esclareça suas ligações com o sargento da reserva da Aeronáutica Idalberto Araújo, o Dadá, apontado pela Polícia Federal como integrante do esquema de Cachoeira. Segundo o jornal "Folha de S.Paulo", diálogo gravado pela PF, em 12 de abril de 2011, sugere proximidade entre Dadá e Verdini.

No diálogo, Dadá diz ao policial Marcello de Oliveira Lopes, o Marcelão, que estava "ligando para o Verdini e não estava conseguindo falar com o Verdini". Em nota, segundo a reportagem, a Delta negou qualquer relação entre Verdini e Dadá e ressaltou que o diálogo mostra justamente isso, já que o ex-sargento da Aeronáutica não consegue sequer falar ao telefone com o executivo da empresa.

- À medida que as investigações vão avançando, percebemos que a ligação de Cachoeira com a Delta atingia todos os níveis da direção da empresa. Essa situação requer o depoimento de todos os envolvidos - destacou Rubens Bueno, na nota divulgada pelo PPS.

O parlamentar lembrou ainda que o BNDES investiu recursos no frigorífico JBS e que, por isso, eventual negociação envolveria o governo federal e mereceria análise maior dos parlamentares.

A Delta - que tem o maior número de contratos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) - já deixou algumas obras, como a reforma do estádio do Maracanã.

- Temos que mensurar o reflexo disso, os possíveis prejuízos para os cofres públicos, além de apontar os responsáveis por essa situação. No mínimo, há aí uma gestão temerária por parte da empresa, que assumiu mais compromissos do que poderia, e do governo federal, que permitiu que a Delta se tornasse a maior prestadora de serviços do PAC- disse o líder do PPS.

Fonte O Globo

Nenhum comentário: