terça-feira, 15 de maio de 2012

Merkel/Hollande não é Fla-Flu:: Clóvis Rossi

Os dois líderes estão condenados a se entender, mas nem assim porão fim à crise econômica européia

A julgar pelo ambiente de Fla-Flu que boa parte da mídia criou entre França e Alemanha, daria para dizer que Angela Merkel nem dirá "guten Abend, François", ao se encontrar nesta noite com o novo presidente francês.

Falso. França e Alemanha estão condenados a se entender, sob pena de dinamitar todo o projeto europeu, de que são os principais motores. Mais ainda no momento em que a Europa cambaleia no fio da navalha e o fantasma da saída da Grécia do euro paira sobre o encontro de Berlim, com consequências absolutamente imprevisíveis.

É óbvio, pois, que o Fla-Flu Angela/François não será um mata-mata, mas apenas uma primeira aproximação.

A própria chanceler alemã cuidou, nas últimas 48 horas, de dissolver a ideia de confronto. Primeiro, ao dizer que confia na possibilidade de estabelecer "uma parceria estável com o novo presidente francês". Depois, ao acrescentar o óbvio: "Nós sabemos, desde a criação da República Federal da Alemanha [faz 63 anos], que uma boa relação franco-alemã é muito importante para os dois países".

Por fim, depois de uma derrota "amarga e dolorosa" na Renânia do Norte-Vestfália, o mais populoso "Land" (Estado) alemão, Merkel fez um discurso que se aproxima do de Hollande: "Ninguém na CDU [União Democrata-Cristã, o conservador partido de Merkel] tem nada contra elementos que fomentem o crescimento, mas temos que analisar como afetam a política de consolidação [fiscal, a austeridade tão criticada e tão derrotada nas eleições recentes]". Hollande não é contra a consolidação fiscal, mas é entusiasta de "elementos que fomentem o crescimento".

Claro que há uma divergência insuperável entre ambos: Hollande quer renegociar o pacto fiscal acertado em março pelos líderes europeus. Merkel veta -e com razão. Abrir uma negociação equivaleria a congelar o pacto por meses e meses -e a Europa não tem tempo a perder no enfrentamento da crise.

Mas é uma divergência fácil de jogar para a frente a partir das coincidências já publicamente expostas em torno dos "elementos que fomentem o crescimento": os dois lados têm falado em usar os € 80 bilhões dos fundos estruturais ainda disponíveis nos cofres europeus e em aumentar os recursos para o Banco Europeu de Investimentos emprestar a empresas.

Jean-Christophe Cambadélis, deputado socialista, acha que Merkel tende a aceitar também a taxação de movimentos financeiros, que consta do programa de Hollande e é apoiada pelo SPD (Partido Social-Democrata alemão, de cujos votos a chanceler depende para aprovar em seu próprio Parlamento o pacto fiscal pelo qual ela tanto se bate).

Completa Cambadélis: "Há muitos elementos sobre os quais Hollande e Merkel podem avançar, mesmo que isso possa demandar um pouco de tempo".

É aí que se chega ao verdadeiro Fla-Flu: a crise não se joga hoje só em Berlim ou Paris, mas também em Madri e Atenas. Um confronto Hollande/Merkel acabaria com o campeonato todo, mas um entendimento, por mais amplo que seja, já não basta para vencê-lo.

FONTE: FOLHA DE S. PAULO

Nenhum comentário: