sábado, 19 de maio de 2012

Marchas em 15 cidades cobram julgamento

Juliana Castro

Movimentos contra a corrupção vão promover neste fim de semana um mutirão em 15 cidades para recolher assinaturas com o objetivo de pedir ao Supremo Tribunal Federal (STF) celeridade no julgamento dos 38 réus do mensalão. Mais de 28 mil já aderiram ao abaixo-assinado e a intenção é aumentar o máximo possível esse número para pressionar os ministros a colocarem o tema em pauta.

Em meados de abril, 24 estados e o Distrito Federal fizeram manifestações com este propósito e, desde então, o número de adesões passou de 12 mil para as atuais 28 mil. As assinaturas já deveriam ter sido entregues no mês passado ao ministro Ricardo Lewandowski, com quem representantes dos grupos Transparência Brasil e Queremos Ética na Política tinham uma audiência marcada. Lewandowski é revisor do processo, que tem o Joaquim Barbosa como relator. Segundo o fundador do Movimento 31 de Julho no Rio, Marcelo Medeiros, o encontro foi desmarcado sem explicação do ministro. Ainda assim, eles tentarão entregar o abaixo-assinado a um ministro do STF ainda este mês. O grupo de Marcelo é o responsável por promover a manifestação no Rio. Será no posto 9 da Praia de Ipanema, de 11h às 14h de amanhã.

- Teremos uma jaula que vai representar a impunidade. Ela estará com uma bandeira do Brasil dentro. A ideia é mostrar que quem deveria estar lá dentro não está. Quem está aprisionado é o Brasil - disse Marcelo.

Estão programadas manifestações em Belo Horizonte, Belém, Vitória, Florianópolis, Goiânia, João Pessoa, Campo Grande, Cuiabá e Cascavel (PR). Em São Paulo, além da capital, os grupos vão se reunir em São Bernardo do Campo, Botucatu, Dracena e Panorama. Segundo os movimentos que coordenam a petição, já aderiram ao abaixo-assinado o príncipe João de Orleans e Bragança, o ex-ministro da Fazenda Marcílio Marques Moreira e os economistas Paulo Guedes, Elena Landau e Pérsio Arida.

FONTE: O GLOBO

Nenhum comentário: