sábado, 19 de maio de 2012

Jungmann mira PCR

Pós-comunista vai ingressar com vários pedidos de informação na prefeitura

Juliane Menezes

Com a vigência da nova Lei de Acesso à Informação desde a última quarta-feira (16), o pré-candidato a prefeito Raul Jungmann (PPS) irá fazer o que ele chama de “choque de transparência” na Prefeitura do Recife. Isso porque, na próxima segunda-feira (21), ao meio-dia, ele irá requerer uma série de informações sobre as contas da PCR, que afirma já ter solicitado diversas vezes, sem nunca obter resposta. Por isso, ele chama a PCR de “caixa-preta” e afirma que, com a medida, irá “iniciar a derrubada dessa muralha de silêncio e desinformação”. De acordo com a nova lei, todos os órgãos públicos têm a obrigação de fornecer informações solicitadas por qualquer cidadão a respeito de suas atividades imediatamente, caso já obtenham, ou em um prazo de 20 dias, que pode ser prorrogado para até 30, caso o órgão precise realizar pesquisa.

O pré-candidato postou em seu perfil do Facebook que pedirá informações a respeito de cargos comissionados, gastos do prefeito, dispensas de licitação, cronograma de obras, gastos com empresas terceirizadas, devolução de recursos de convênios, viagens e diárias, além de dados sobre educação, saúde e assistência social. Jungmann ainda pede aos internautas que enviem sugestões de perguntas que queiram fazer à PCR e os convida a acompanhá-lo à prefeitura quando ele for fazer a solicitação.

“É preciso dessas informações para poder se fazer um debate verdadeiramente democrático sobre a prefeitura”, conta Jungmann. E alerta: “Se não fornecerem os dados, ingressarei na Justiça pelo Ministério Público”.

FONTE: JORNAL DO COMMERCIO (PE)

Nenhum comentário: